Federer diz que não se interessa pelas estatísticas: "O mental é o importante" - Gazeta Esportiva
Federer diz que não se interessa pelas estatísticas: "O mental é o importante"

Federer diz que não se interessa pelas estatísticas: "O mental é o importante"

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/12/2018 às 10:07

São Paulo, SP

Roger Federer é o atual número três do ranking da ATP (Foto: AL BELLO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)


Considerado por muitos o melhor tenista da história, Roger Federer atrai milhares de fãs por causa do seu talento nato e sua carreira extremamente vencedora. No entanto, diferentemente de muitos atletas profissionais, o suíço afirmou que não se interessa pelas estatísticas de uma partida, pois acredita que os números não expressam a realidade vivida dentro de quadra.

“A verdade é que nunca vejo as estatísticas.Tem muito analista, torcedor e tenista que são fanáticos por números e ficam contando as dupla faltas que fiz, quantos primeiros serviços acertei ou quantos pontos ganhei com o saque. Eu sinceramente não quero saber. Não me interessa a quantidade de winners ou erros durante a partida", ressaltou tenista suíço.

Atual número três do mundo, Federer teve uma temporada de 2018 um pouco abaixo do esperado, ainda mais no segundo semestre, porém os quatro título conquistados e a terceira colocação no ranking são resultados que muitos tenistas não conseguem fazer em toda uma carreira no tênis profissional.

O histórico tenista também destacou a importância de ser forte mentalmente. "É preciso ser muito forte mentalmente para conseguir vencer, qualquer que seja seu ranking. Acredito que meus fãs não subestimem os meus pensamentos durante as partidas. Se não fosse a força mental, não teria sido fácil me manter entre os melhores tenistas durante tantas temporadas”.

Além disso, vale destacar a idade do atual campeão do Aberto da Austrália, que joga em altíssimo nível mesmo com 37 anos. Para se ter um exemplo, Lleyton Hewitt, ex-número um do mundo e campeão de Grand Slam, encerrou a carreira com 34 anos e com poucas vitórias, independente do torneio, nos seus últimos anos jogando como atleta profissional.

Com 20 títulos de Majors, Federer tenta aumentar a diferença de Nadal nesse quesito, já que o espanhol tem 17 troféus e vive excelente fase na carreira, mesmo sem jogar nos últimos meses por causa de desgaste físico.

 

 

Conteúdo Patrocinado