Defendendo título, Federer perde para 70º do mundo na estreia em Xangai - Gazeta Esportiva
Defendendo título, Federer perde para 70º do mundo na estreia em Xangai

Defendendo título, Federer perde para 70º do mundo na estreia em Xangai

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/10/2015 às 09:50 • Atualizado: 13/10/2015 às 18:57

São Paulo, SP

Campeão de Xangai em 2014, Federer não resistiu a 70º do mundo e caiu na estreia (foto: Greg Baker/AFP)
Campeão de Xangai em 2014, Federer não resistiu ao 70º do mundo e caiu na estreia (foto: Greg Baker/AFP)


Uma grande zebra marcou a segunda rodada do Masters 1000 de Xangai. Atual campeão do torneio, o suíço Roger Federer foi superado pelo espanhol Albert Ramos-Vinolas, número 70 do mundo. O terceiro melhor tenista do mundo lutou por pouco mais de duas horas, mas acabou perdendo por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-4), 2/6 e 6/3. Os dois já haviam se enfrentado em Wimbledon 2012, em que Federer despachou o canhoto com triplo 6/1 e posteriormente ergueu o troféu.

Vindo do quali, Vinolas exibiu um tênis de alto nível, mas contou com erros cruciais do suíço para derrubar seu favoritismo. O espanhol salvou as duas únicas ameaças de quebra, ainda em seu primeiros serviço, e forçou o tiebreak, no qual obteve o único mini break e assumiu a dianteira. Federer voltou melhor para o segundo set. Embora tenha desperdiçado dois break points, o cabeça de chave 2 aplicou duas quebras seguidas e teve tranquilidade para igualar o marcador.

Na parcial final, porém, Ramos foi taticamente disciplinado para protagonizar a zebra no piso rápido chinês. O espanhol vencia por 4/3 quando forçou o primeiro break point do set. Federer salvou o primeiro, mas não resistiu ao segundo e foi quebrado. Sacando para o jogo, o 70º do ranking soube colocar a bola na quadra e explorar os erros do tenista da Basileia para confirmar o serviço e o triunfo sobre o ex-número 1. Ao todo, Federer foi superior em aces (15 a 6) e conquistou o dobro de winners (45 a 22), mas cometeu mais erros (30 a 26).

O próximo adversário de Ramos sairá do duelo entre o francês Jo-Wilfried Tsonga (15º do mundo e cabeça 16) e o dominicano Victor Estrella Burgos (66º).

Conteúdo Patrocinado