De olho nos Jogos do Rio, Federer deve abreviar seu calendário em 2016 - Gazeta Esportiva
De olho nos Jogos do Rio, Federer deve abreviar seu calendário em 2016

De olho nos Jogos do Rio, Federer deve abreviar seu calendário em 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/09/2015 às 09:50

São Paulo, SP

O suíço Roger Federer deve enxugar seu calendário na próxima temporada (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
O suíço Roger Federer deve enxugar seu calendário na próxima temporada (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)


Campeão de quase tudo, o suíço Roger Federer já está pensando em sua preparação para conquistar o único título que lhe falta: o dos Jogos Olímpicos. De olho no evento do Rio de Janeiro, no ano que vem, o veterano tenista deverá dar prioridades a alguns torneios e deixar de disputar outros para chegar na capital fluminense em plena forma física. Um desses campeonatos sacrificados, inclusive, pode ser a Copa Davis.

No último final de semana, o natural da Basileia garantiu à Suíça dois dos quatro pontos na vitória por 4 a 1 sobre a Holanda pela repescagem da Copa Davis, mantendo seu país na primeira divisão do torneio. Atuais campeões, os suíços caíram para a Bélgica nas oitavas de final, em março, quando nem Federer nem Stanislas Wawrinka foram à quadra.

Segundo o ex-número 1 do mundo, seu objetivo na Davis já fora cumprido, por isso optou por jogar a competição neste ano apenas para manter seu país no Grupo Mundial.

“Minha ideia nunca foi ganhar (a Copa Davis) duas vezes. A ideia era sempre vencê-la uma vez e nós fizemos isso na frente de um público recorde, o que foi histórico para nós”, disse o suíço, lembrando a vitória sobre a França na final da Copa Davis de 2014, quando 24.448 pessoas assistiram ao duelo entre Federer e Richard Gasquet no estádio Pierre Mauroy, em Lille, onde foi registrado o maior público da história do tênis.

Medalha de prata em Londres 2012, o tenista de 34 anos indicou que terá de abdicar de uma série de campeonatos para se preparar da melhor forma possível para realizar o sonho do ouro olímpico. Os Jogos do Rio de Janeiro acontecerão de 5 a 21 de agosto do ano que vem.

“A próxima temporada é um ano olímpico. O verão será muito longo e repleto de bons momentos. Tudo isso é uma questão de prioridades. Eu não posso jogar tudo e, claro, se eu jogar a Copa Davis, terei que abdicar de outras coisas”, explicou o campeão de 17 Grand Slams.

Conteúdo Patrocinado