Confira como foram as principais decisões de tênis no fim de semana - Gazeta Esportiva
Confira como foram as principais decisões de tênis no fim de semana

Confira como foram as principais decisões de tênis no fim de semana

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/07/2018 às 14:23 • Atualizado: 29/07/2018 às 14:30

São Paulo, SP

Neste domingo, Matteo Berrettini conquistou seu primeiro título em nível ATP na carreira (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)


Neste domingo, os torneios de Gstaad e de Hamburgo conheceram seus mais novos campeões e, para surpresa de quem assistiu os duelos, quem levantou as taças não foram os tenistas favoritos e sim, quem jamais tinha ganho um título em sua carreira profissional. O italiano Matteo Berrettini derrotou o experiente espanhol Roberto Bautista-Agut e conquistou o título na Suíça, enquanto que na Alemanha, o atleta da Geórgia Nikoloz Basilashvili ganhou do então campeão Leonardo Mayer, um dos principais argentinos do circuito da ATP.

O primeiro título de Berrettini foi um dos mais surpreendentes deste ano no calendário do tênis, já que o italiano jamais tinha conquistado um troféu desta categoria e, para conseguir o feito, eliminou pelo caminho adversários como Andrey Rublev, Feliciano Lopez e na grande decisão, Roberto Bautista-Agut, todos eles já campeões e com ranking superiores ao do vencedor de Gstaad. Além disso, Matteo não perdeu nenhum set nem game de saque em toda a competição e também venceu o torneio de duplas, ao lado do seu compatriota Daniele Bracciali.

Com a conquista, o tênis italiano vive um de seus melhores momentos nos últimos anos, com três títulos de ATP 250 nas últimas duas semanas. Antes de Berrettini, Fábio Fognini conquistou o troféu em Bastad, na Suécia, e Marco Cecchinato foi o grande vencedor em Umag, na Croácia, além de ter chego na semifinal de Roland Garros, maior feito na carreira do atleta de 25 anos.

Já a conquista de Basilashvili foi ainda mais impressionante. Nascido na Geórgia, país com pouca tradição no tênis, o tenista despachou na estreia o consistente alemão Kohlschreiber, depois o uruguaio e campeão no Brasil Pablo Cuevas, em seguida o semifinalista do Aberto dos Estados Unidos Pablo Carreno-Busta,além dos sul-americanos Nicolás Jarry, do Chile, e o então campeão, Leonardo Mayer, da Argentina.

Curiosamente, o georgiano perdeu apenas três sets na competição, sendo 1/6 na estreia diante de Kohlschreiber, e dois "pneus" (quando um dos tenistas não faz nenhum game no set), tanto na semifinal contra Jarry, como na grande decisão deste domingo, diante de Mayer.

Já em Moscou, Danilovic e Potapova fizeram uma das decisões mais marcantes dos últimos anos, já que as duas tenistas chegaram uma final com apenas 17 anos de idade. Quem levou a melhor foi a tenista da Sérvia, que derrotou a atleta local por 2 sets a 1, parciais 7/5, 6/7(1) e 6/4 e se tornou a primeira tenista do circuito feminino nascida nos anos 2000 a vencer um título na WTA.

 

 

Conteúdo Patrocinado