Campeão em Xangai, Melo ameaça liderança dos irmãos Bryan - Gazeta Esportiva
Campeão em Xangai, Melo ameaça liderança dos irmãos Bryan

Campeão em Xangai, Melo ameaça liderança dos irmãos Bryan

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/10/2015 às 08:46

São Paulo, SP

Marcelo Melo e Raven Klaasen comemoram o título do Masters 1000 de Xangai (Foto: Greg Baker/AFP)
Marcelo Melo e Raven Klaasen comemoram o título do Masters 1000 de Xangai (Foto: Greg Baker/AFP)


A liderança dos norte-americanos Bob e Mike Bryan no ranking mundial de duplistas está seriamente ameaçada. Em atualização da lista, nesta segunda-feira, o brasileiro Marcelo Melo aparece na terceira colocação, com 7.980 pontos, apenas 510 a menos que os irmãos gêmeos. A aproximação aconteceu após o mineiro ser campeão do Masters 1000 de Xangai ao lado do sul-africano Raven Klaasen no último domingo.

Campeões da edição de 2014, Bob e Mike Bryan não conseguiram defender os 1.000 pontos ao serem eliminados logo na estreia pelos colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal. Com 32 anos, Melo pode diminuir ainda mais a diferença nesta semana, quando disputa o ATP 500 de Viena fazendo parceria com o experiente polonês Lukasz Kubot.

Marcelo Melo faz de 2015 sua melhor temporada. Com o bicampeonato de Xangai – já havia vencido em 2013, ao lado do croata Ivan Dodig -, o mineiro alcançou o quarto título no ano e o 17º na carreira. Neste ano ele também ergueu o troféu mais importante de sua vida ao se tornar o primeiro brasileiro campeão de Roland Garros desde que Gustavo Kuerten venceu em 2001.

Com Klaasen, Melo não perdeu nenhuma partida e faturou o ATP 500 de Tóquio e o Masters chinês. Enquanto isso, o parceiro habitual do mineiro, Dodig, disputou torneios do circuito Challenger para melhorar seu ranking de simples. Os dois, no entanto, jogarão juntos no ATP Finals de Londres, em novembro, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada.

Bellucci e Teliana sobem no ranking

Mesmo sendo eliminado na estreia do Masters 1000 de Xangai para o canadense Milos Raonic, o brasileiro Thomaz Bellucci ganhou uma posição no ranking mundial e agora figura no 33º lugar, com 1.170 pontos, 90 a menos que o australiano Nick Kyrgios, que completa o top-30 da lista da ATP.

O número 1 do Brasil volta à quadra nesta terça-feira para fazer sua estreia no ATP 500 de Viena contra o francês Gael Monfils.

O primeiro brasileiro depois de Bellucci é o também paulista João Souza, o Feijão, que segue em queda. Ele perdeu 14 postos e agora ocupa a 144ª colocação. Os veteranos André Ghem e Rogério Dutra Silva aparecem na 146ª e 151ª posições, respectivamente. Já o jovem Guilherme Clezar é apenas o 168º.

Quem não para de melhorar seu ranking é Teliana Pereira. Apesar de ter sido eliminada na segunda rodada do WTA de Tianjin, na China, a pernambucana subiu três degraus e agora é 43ª, sua melhor posição da carreira.

Conteúdo Patrocinado