Brasileiros Winheski e Rivoli são vice-campeões do Roland-Garros Junior Series - Gazeta Esportiva
Brasileiros Winheski e Rivoli são vice-campeões do Roland-Garros Junior Series

Brasileiros Winheski e Rivoli são vice-campeões do Roland-Garros Junior Series

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/03/2023 às 21:51

São Paulo, SP

O mineiro Victor Winheski e a gaúcha Pietra Rivoli foram vice-campeões do Roland-Garros Junior Series. O título e a vaga para a chave principal de Roland-Garros ficaram com o colombiano Alejandro Arcila e a argentina Sol Ailin Larraya, que conquistaram o título do torneio, neste domingo, na quadra central da Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo.

Na decisão, neste domingo, com a quadra central do Harmonia lotada, Sol Ailin Larraya, cabeça de chave 2, foi mais sólida que Pietra, que vinha de 18 vitórias consecutivas e três títulos, e garantiu a vitória por 6/3 6/2.

“Faltou começar um pouco melhor, eu estava cometendo muitos erros no início dos pontos e não consegui achar outras maneiras de jogar, porque não estava funcionando o que a gente tinha planejado. Também não posso tirar o mérito dela, ela jogou muito bem”, analisou a gaúcha.

“Não ganhei hoje, foi no detalhe, fico mais triste por não ter conseguido a vaga para Roland-Garros. Joguei muito bem essa semana, fiz bons jogos. Hoje vai doer, mas agora é focar e trabalhar que o ano que vem tem Roland-Garros Junior Series de novo”, acrescentou ela.



No masculino, o colombiano Alejandro Arcila fez valer durante toda a semana a sua condição de favorito ao título. E na final não foi diferente. Ele não deu espaço para o jogo de Winheski e venceu por 6/0 6/3.

“Hoje, infelizmente, não foi como eu gostaria. O colombiano jogou muito bem, não me deixou jogar, não me deu chances no primeiro set. Melhorei no segundo set, joguei mais com a torcida, mas ele continuou não me dando espaço. Mas foi uma boa semana, fui melhorando dia a dia, pena não ter conseguido a vaga para Roland-Garros”, disse Winheski.

Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), acompanhou as finais e participou da cerimônia de premiação.

“Essa semana vem de encontro a tônica que colocamos na nossa gestão, de estabelecer as parcerias que o mercado apresentou como oportunidade para nós, principalmente com as grandes federações que são as detentoras dos Grand Slams. O Brasil é o único país do mundo que tem parcerias com Roland-Garros, Tennis Australia (Australian Open) e Wimbledon”, destacou Westrupp.



O presidente da CBT ressaltou o desempenho dos brasileiros no torneio. “Pudemos ver aqui no Roland-Garros Junior Series a grande performance dos brasileiros frente aos melhores jogadores da América do Sul. Foram três brasileiros na semifinal, a Pietra e o Victor chegando à grande final e mostrando que o programa de desenvolvimento da CBT está surtindo efeito e mostrando resultados dentro da quadra.”

Ao todo, tenistas de dez países da América do Sul participaram da edição 2023 do Roland-Garros Junior Series – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os campeões masculino e feminino ganham um wild card (convite) para a chave principal do Roland-Garros Junior. O torneio é uma cooperação entre a Federação Francesa de Tênis (FFT), a Confederação Sul-Americana de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Conteúdo Patrocinado