Brasil busca lugar entre os 16 melhores do mundo na Fed Cup - Gazeta Esportiva
Brasil busca lugar entre os 16 melhores do mundo na Fed Cup

Brasil busca lugar entre os 16 melhores do mundo na Fed Cup

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/04/2019 às 19:27

São Paulo, SP

As equipes são lideradas por Roberta Burzagli e Matej Liptak (Foto: René Miki/STZ/Divulgação)


Ser uma das 16 melhores equipes do tênis feminino mundial. Este é o objetivo que o Time Brasil persegue neste fim de semana. A partir deste sábado, o confronto contra a Eslováquia, em Bratislava, vale vaga no Grupo Mundial II da Fed Cup. O embate é em melhor de cinco partidas, sendo que quem vencer três confrontos é o vencedor.

Nesta sexta-feira, foi realizado o sorteio que definiu a ordem dos confrontos. A estreia, a partir das 8 horas (horário de Brasília) deste sábado, é entre Carolina Meligeni Alves (número 354 do ranking da WTA) contra Dominika Cibulkova (33). O jogo será seguido pelo duelo da número 1 do Brasil e 124 da WTA, Beatriz Haddad Maia, e Viktoria Kuzmova (45).

No domingo, também a partir das 8 horas, Bia Haddad Maia enfrenta Cibulkova, e Carol e Kuzmova fazem a quarta partida. O quinto confronto, valendo como desempate, é entre duplas. O Brasil terá Bia e Luisa Stefani, enquanto a Eslováquia jogará com Kuzmova e Magdalena Rybarikova.

"Fed Cup é mais sobre a energia, mais sobre como o time se sente junto, estando unido. Na verdade, o ranking não importa muito. Se fosse pelo ranking, nem precisaria haver competição. Quem está aqui merece estar aqui. Estou muito confiante sobre o nosso time e acredito que poderemos mostrar o nosso melhor tênis em quadra", destacou Bia Haddad.

As partidas serão realizadas na AXA Arena NTC, um complexo de tênis localizado em Bratislava, capital da Eslováquia, que é o centro de referência da modalidade no país. Por escolha da equipe mandante, os duelos serão realizados em quadra de saibro coberta. A escolha agradou a equipe brasileira, que treinou desde segunda-feira no local para se ambientar ao piso.

Brasil conta com boa fase de Beatriz Haddad Maia, enquanto Eslováquia confia em Dominika Cibulkova (Foto: René Miki/STZ/Divulgação)


"No Brasil, estamos mais acostumadas a jogar no saibro. Na Fed da Colômbia, também jogamos no saibro. A diferença é que lá havia altitude. Mas tivemos uma boa semana de treinamentos, estão todas as atletas se sentindo bem e acreditamos no nosso potencial. Também acreditamos muito em outro fator, que é a união que nosso time vem demonstrando desde a fase anterior da Fed Cup e que, numa competição como esta, pode fazer a diferença a nosso favor", afirmou a capitã Roberta Burzagli.

Para chegar ao Playoff do Grupo Mundial II da Fed Cup, o Brasil precisou passar pelo Zonal Americano, disputado entre 6 e 9 de fevereiro, em Medellín. Antes de vencer a final sobre o Paraguai, o time superou Argentina, Chile e Porto Rico, garantindo direito de avançar na competição. Já a Eslováquia perdeu a disputa no Grupo Mundial II por 4 a 0 para a Letônia. Por isso, defenderá a posição entre as 16 melhores do mundo neste sábado e domingo. Capitão do time europeu, Matej Liptak prega respeito às brasileiras antes do confronto.

"Eu tenho minhas ideias sobre como enfrentar o Brasil, mas não vou revelar. Em termos de ranking, a Eslováquia é favorita, mas ranking não importa numa competição como a Fed Cup. Temos que respeitar o nosso adversário, que se classificou pelo Zonal Americano e merece estar aqui. Nós esperamos uma disputa difícil em quadra", aponta.

Conteúdo Patrocinado