Autoridades do tênis criam painel de revisão para fiscalizar corrupção - Gazeta Esportiva
Autoridades do tênis criam painel de revisão para fiscalizar corrupção

Autoridades do tênis criam painel de revisão para fiscalizar corrupção

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/01/2016 às 09:37

São Paulo, SP

Autoridades do tênis anunciaram a medida anti-corrupção nesta quarta-feira, em Melbourne (Foto: WILLIAM WEST/AFP)
Autoridades do tênis anunciaram a medida anti-corrupção nesta quarta-feira, em Melbourne (Foto: WILLIAM WEST/AFP)


Diante do escândalo de manipulação de resultados no tênis divulgado dias antes do início do Aberto da Austrália pela BBC e pelo site BuzzFeed News, os principais nomes que regulam o esporte no mundo se uniram para criar um painel de revisão independente do programa anticorrupção para retomar a credibilidade do tênis.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira em entrevista coletiva em Melbourne, onde está sendo realizado o primeiro Grand Slam do ano. Chirs Kermode, presidente da ATP, terá a responsabilidade de gerir o painel ao lado de David Haggerty, presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), e Philip Brook, que é quem chefia o All England Tennis Club, onde acontece o torneio de Wimbledon, o mais importante do tênis mundial.

“É algo sem precedentes. Os sete responsáveis do tênis se uniram rapidamente com a intenção de restaurar a confiança pública em nosso esporte. Este painel de revisão pode olhar qualquer coisa, falar com qualquer pessoa, investigar tudo. Os quatro pontos mais importantes é que não haverá prazos para revisão. Levará o tempo que for necessário e custará o que tiver que custar”, disse Kermode.

O especialista em legislação esportiva, Adam Lewis, é quem irá guiar os outros três integrantes rumo as melhorias necessárias para que seja possível identificar com mais eficácia casos de corrupção que rodeiam o esporte e dificultar a ação das máfias de apostas que oferecem grandes quantias aos tenistas para que eles entreguem certo jogo.

Já Philip Brook declarou que todas as recomendações do painel se tornarão públicas e adotadas por todas as entidades do tênis, que se comprometeram em colaborar com o fim da corrupção no tênis mundial.

Conteúdo Patrocinado