ATP apresenta mudanças nos Challengers a partir de 2019 - Gazeta Esportiva
ATP apresenta mudanças nos Challengers a partir de 2019

ATP apresenta mudanças nos Challengers a partir de 2019

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/07/2018 às 10:39

São Paulo, SP

Grande ponte para que tenistas consigam pontuação suficiente no ranking e, assim, disputem os torneios do Circuito Mundial, os Challengers serão renovados pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) em 2019, como anunciado nesta segunda-feira. Com objetivo de diminuir custos e a quantidade de competidores, os campeonatos sofrerão alterações em seus formatos, pontuações, datas, infraestrutura e premiações.

A começar pelas chaves de disputa, que serão maiores e contarão com 48 tenistas (atualmente, são 32). As premiações serão maiores e, em termos de pontuação, os torneios passarão a garantir pontuação equivalente a 70, 80, 95, 110 e 125, em suas respectivas cinco etapas, que serão denominadas de acordo com a quantidade de pontos que disponibilizarão, tal como acontece com os torneios de elite (exemplo: ATP 500).

A Federação Internacional de Tênis (ITF) pretende diminuir o número de atletas profissionais, que atualmente chega a 14000 tenistas. O objetivo é reduzir a quantidade para apenas 1500, divididos em 750 homens e 750 mulheres. Desta forma, a categoria Future deixaria de contar pontos para o ranking mundial e passaria a servir apenas como divisão amadora, de preparação para o profissional.

Eslovaco Martin Klizan com o troféu de campeão do Challenger de Indian Wells (Foto: Divulgação)


Por fim, as datas dos Challengers também serão alteradas. Atualmente, os qualifyings são disputados sábado e domingo, e a competição começa na segunda-feira, terminando no domingo seguinte. A agenda atrapalha a logística dos tenistas, já que as datas coincidem com as de outros torneios e dificulta as viagens.

"Essas são mudanças significativas que vão levar a uma real melhoria do ATP Challenger Tour, principalmente porque queremos dar mais oportunidades de ganho aos jogadores em um nível de entrada do tênis profissional. A grande prioridade para nós é garantir que o jogador vai ter um caminho saudável e também dar mais chances de viabilizar a carreira no tênis profissional masculino", afirma Chris Kermode, presidente da ATP.

Ademais, as condições de infraestrutura também serão melhoradas. Os competidores ganharão hospedagem e mais quadras de treino, além de um serviço médico melhor. Será adicionado 1 milhão de dólares no total de premiações, com torneios disponibilizando cerca de 160 mil dólares ao vencedor.

Conteúdo Patrocinado