Ondas baixas adiam início da etapa de Pipeline no Mundial de Surfe - Gazeta Esportiva
Ondas baixas adiam início da etapa de Pipeline no Mundial de Surfe

Ondas baixas adiam início da etapa de Pipeline no Mundial de Surfe

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/12/2015 às 16:19

São Paulo, SP

Foi adiada o início da última etapa do Mundial de Surfe, que estava marcada para se iniciar nesta terça-feira, 8 de dezembro, em Pipeline, no Havaí. O anúncio oficial do dia sem competições foi feito pela WSL, a Liga Mundial de Surfe, que é a organização responsável por organizar o campeonato. A janela da etapa de Pipeline dura vai até o dia 20 de novembro.

O motivo que levou ao adiamento foram as ondas baixas no mar, que impossibilitariam a atuação dos atletas para realizar as baterias da triagem, usada para definir vagas para as chaves principais da etapa.

https://twitter.com/wsl/status/674284994907377664

Pipeline é a última das 11 etapas da temporada do Mundial, e será decisiva para que se conheça o campeão do mundo em 2015. Três brasileiros seguem vivos na disputa e com chances de levar o título para casa. São eles, Filipe Toledo, o Filipinho, Adriano de Souza, o Mineirinho e Gabriel Medina, atual campeão do mundo, que busca o bicampeonato. O australiano Mick Fanning também pinta como um dos favoritos na conquista e é concorrente forte para os brasileiros. Abaixo, o que cada um deles precisa para conseguir o sonhado título:

FILIPE TOLEDO:
Com ainda uma 25ª posição a descartar, Filipinho vencerá o título mundial se conquistar a etapa do Havaí, independentemente de qualquer resultado dos rivais. Veja outros cenários:

Se for vice-campeão: fica com o título desde que Fanning ou Mineirinho não terminem como campeões.

Se cair na semifinal: Fanning precisa parar também semifinal, e Mineirinho não pode ser campeão.

Se for eliminado nas quartas: Fanning precisa cair junto nas quartas, e Mineirinho tem que ser eliminado na semifinal.

Se não passar do quinto round: Fanning precisa cair na mesma fase, Mineirinho não pode passar das quartas e Medina não pode ser campeão.

Se cair no terceiro round: Fanning e Mineirinho precisam cair na mesma fase, Medina não pode ser vice e Owen Wright não ser campeão.

ADRIANO DE SOUZA:
Mineirinho também chega ao Havaí dependendo apenas de si. Caso o surfista do Guarujá vença a etapa do Havaí, se sagrará campeão mundial pela primeira vez. Veja outros cenários:

Se for vice-campeão: Fanning não pode chegar na final, e Filipinho precisa cair nas quartas.

Se parar na semifinal: Fanning não pode passar das quartas de final, e Filipinho precisar ser eliminado até o quinto round.

Se cair nas quartas: Fanning precisa perder até o quinto round, Filipinho no terceiro e Medina não pode ser campeão.

Se perder no quinto round: Filipe Toledo e Fanning não podem passar da terceira, e nem Medina e Wright serem campeões.

GABRIEL MEDINA:
Para buscar o bicampeonato, Medina precisa vencer no Havaí e contar com a queda de Fanning e Mineirinho na fase quartas de final; já Filipinho precisa cair no round 5.

Caso seja vice, o atual dono do troféu de campeão do mundo depende da eliminação de Fanning, Mineirinho e Filipinho na terceira rodada; Wright também não pode ser campeão.

Se Medina cair na semifinal, ainda há uma remota chance de conquista: Fanning e Mineirinho precisariam cair no round três, Filipe Toledo no dois e Owen Wright não poderia se sagrar vencedor da etapa.

Ranking da Liga Mundial de Surf 2015 (WSL):

1 - Mick Fanning (Austrália): 49,900
2 - Filipe Toledo (Brasil): 49,700
3 - Adriano De Souza (Brasil): 49,450
4 - Gabriel Medina (Brasil): 45,350
5 - Owen Wright (Austrália): 43,600
6 – Julian Wilson (Austrália): 41,450

Conteúdo Patrocinado