Rafaela Silva termina em quinto no primeiro dia do Grand Slam de Paris - Gazeta Esportiva
Rafaela Silva termina em quinto no primeiro dia do Grand Slam de Paris

Rafaela Silva termina em quinto no primeiro dia do Grand Slam de Paris

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/02/2019 às 21:03

São Paulo, SP

Campeão olímpica, Rafaela Silva terminou em quinto (Foto: Emmanueli Di Feliciantonio/IJF)


Neste sábado, a campeã olímpica Rafaela Silva disputou e esteve muito perto da medalha de bronze do Grand Slam de Paris, mas acabou surpreendida pela sul-coreana Jisu Kim e terminou na quinta colocação.

A brasileira chegou a estar em vantagem de um waza-ari no início da luta, mas cedeu às investidas de Kim, que conseguiu dois waza-ari para ficar com a medalha. Esse foi o melhor resultado da Seleção no primeiro dia do Grand Slam.

A lutadora chegou como uma das cabeças-de-chave na competição e fez valer o favoritismo nos primeiros combates, superando Wen Zhang, da China, e Diana Dzhigaros, da Rússia, por ippon nas preliminares.

O único revés veio nas quartas-de-final diante da mongol Enkhriilen Lkhagvatogoo. Rafaela Silva chegou a colocar duas punições de vantagem, mas sofreu um waza-ari no Golden Score e foi para a repescagem.

Para continuar na briga por medalha, ela precisou encarar a pressão da torcida francesa por Automne Pavia, bronze em Londres 2012, e não decepcionou. Pontuou com um waza-ari e administrou a vantagem até o fim para garantir seu lugar no bloco final.

Além de Rafaela, outras duas brasileiras chegaram às repescagens de suas categorias, ambas no meio-leve. Estreante em etapas de Grand Slam e caçula da equipe, Larissa Pimenta, de 19 anos, não se intimidou diante de adversárias mais experientes e estreou em Paris com duas vitórias por ippon nas preliminares, derrotando Evelyne Tschopp, da Suíça, e Yangying Wu, da China. Caiu nas quartas imobilizada por Nina Esteo Linne, da Espanha, e na repescagem contra Astride Gneto, da França, nas punições (3-1).

Mesmo desempenho da sua companheira de seleção e de clube, Eleudis Valentim, que ficou em sétimo lugar ao cair na repescagem por ippon para a vice-campeã olímpica Odette Giuffrida, da Itália.

Antes disso, Eleudis vencera Tinka Easton, da Austrália, e Charline Van Snick, da Béligica. O revés nas quartas foi diante de Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia.

Outras quatros atletas brasileiras lutaram nesta manhã, mas não avançaram às fases finais em suas chaves. As ligeiros Nathália Brígida e Gabriela Chibana pararam nas oitavas-de-final do torneio, enquanto as meio-médios Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros ficaram na primeira rodada, assim como a peso leve Tamires Crude.

Conteúdo Patrocinado