Novo estudo indica poluição até longe da costa na Baía de Guanabara - Gazeta Esportiva
Novo estudo indica poluição até longe da costa na Baía de Guanabara

Novo estudo indica poluição até longe da costa na Baía de Guanabara

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/12/2015 às 12:47

São Paulo, SP

Velejadores correm riscos de saúde ao competirem na Baía de Guanabara (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
Velejadores correm riscos de saúde ao competirem na Baía de Guanabara (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)


Que a Baía de Guanabara não possui boas condições para a prática da Vela não é novidade. Porém, nesta quarta-feira, a Associated Press divulgou um estudo provando que a qualidade da água de um dos mais famosos cartões postais brasileiros possui níveis de contaminação tão altos que é como se houvesse apenas esgoto bruto na região. Recentemente, em um evento-teste realizado no local, o velejador alemão Erik Heil acabou sendo contaminado por uma bactéria destruidora de tecidos e teve de se tratar em um hospital de Berlim.

O principal alarmante desse estudo é que não é só as águas próximas da costa que possuem um alto nível de contaminação. A parte mais distante também sofre com vírus que podem causar sérios danos aos atletas que competição no Rio de Janeiro em 2016. Acredita-se que se um atleta engolir três colheres de chá da água da Baía de Guanabara, ele tem 99% de chances de ser contaminado.

Em contrapartida, a Organização Mundial da Saúde recomendou ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos para que não realizasse recorrentes testes de vírus na Baía de Guanabara por conta da falta de padrões estabelecidos para o caso. A OMS afirma que esse tipo de estudo só deve ser executado em casos específicos, como surto de doenças causadas por algum tipo de vírus.

A região onde os velejadores irão competir em alta velocidade no ano que vem oferece graves riscos aos atletas. É natural que os competidores fiquem molhados durante a competição, entretanto, a água com alto nível de vírus e bactérias pode acabar sendo responsável por graves casos de saúde.

A lagoa Rodrigo de Freitas, onde será realizada as provas de Remo e Canoagem também preocupam. O local é um dos mais poluídos do Rio de Janeiro e foi registrado um nível de coliformes fecais bacterianos 16 vezes maior do que o permitido pela lei brasileira.

A meta da organização dos Jogos era despoluir em 80% a Baía de Guanabara ainda quando o Rio de Janeiro era candidato a sediar o evento. Agora, às vésperas do evento, as autoridades assumem ser impossível alcançar a marca e não possuem um outro lugar na cidade onde possa ser realizada as provas de Vela prontamente.

Conteúdo Patrocinado