Felipe França e João Gomes alcançam final inédita no Rio - Gazeta Esportiva
Felipe França e João Gomes alcançam final inédita no Rio

Felipe França e João Gomes alcançam final inédita no Rio

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/08/2016 às 00:25 • Atualizado: 07/08/2016 às 01:28

São Paulo, SP

O brasileiro Felipe França atingiu a final dos 100m peito no Rio 2016 (Foto: Gabriel Bouys/AFP)
O brasileiro Felipe França atingiu a final dos 100m peito no Rio 2016 (Foto: Gabriel Bouys/AFP)


O Brasil brigará por medalhas na natação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, neste domingo. Isso porque Felipe França e João Gomes Júnior conquistaram duas das oito vagas à decisão dos 100m peito. Nas semifinais, realizadas na noite deste sábado, no Estádio Aquático Olímpico, o primeiro terminou com o sexto lugar geral, com o tempo de 59s35, enquanto o segundo veio logo atrás, na sétima posição, com 59s40. Está será  a primeira vez que ambos disputarão uma final em Olimpíadas.

O britânico Adam Peaty, que horas antes havia quebrado o recorde mundial, registrou a melhor marca da prova, com 57s62. A final está marcada para este domingo, às 22h53 (de Brasília).

"Pra mim é uma emoção grande porque era meu objetivo na Olimpíada, pegar uma final. E, agora, com esse passo concluído, posso pensar numa medalha e fazer minha melhor prova da vida, tentar garantir um terceiro, segundo, quem sabe o primeiro lugar", vibrou Felipe França, nadador do Corinthians, ao canal Sportv.

Com 30 anos, João Gomes Júnior se emocionou ao comentar sua classificação à decisão dos 100m peito na piscina carioca. "Não dá pra descrever isso, é como se fosse um estádio de futebol. Nós, brasileiros, torcemos muito. É legal, uma coisa ímpar, não tenho o que dizer dessa torcida. Agora é torcer pra entrar aqui amanhã e brigar por medalha", descreveu.

Nos 100m borboleta feminino, no entanto, Daiene Dias e Daynara de Paula terminaram as semifinais com os tempos de 58s52 e 58s65, respectivamente, e não conseguiram se classificar à final. A prova marcou o recorde olímpico da sueca Sarah Sjostrom, que nadou para 55s84.

Brazil's Joao Gomes prepares to take part in the Men's 100m Breaststroke heat during the swimming event at the Rio 2016 Olympic Games at the Olympic Aquatics João Gomes Júnior se classificou à final com o sétimo tempo (Foto: Christophe Simon/AFP)
O nadador João Gomes Júnior se classificou à final dos 100m peito com o sétimo tempo no geral (Foto: Christophe Simon/AFP)


Medalhas

Na primeira decisão da natação neste sábado, o japonês Kosuke Hagino faturou o ouro nos 400m medley, com a marca de 4min06s05. O norte-americano Chase Kalisz levou a prata, enquanto o também nipônico Daiya Seto completou o pódio.

Nos 400m livre, o australiano Mack Harton terminou em primeiro, com o tempo de 3min41s55, superando o favorito chinês Sun Yang, que registrou 3min41s68. O bronze ficou para o italiano Gabriele Detti, com 3min43s49.

O ouro nos 400m medley foi a primeira medalha olímpica da húngara Katinka Hosszu (Foto: Odd Andersen/AFP)
O ouro nos 400m medley foi a primeira medalha olímpica da húngara Katinka Hosszu (Foto: Odd Andersen/AFP)


O momento mais marcante da noite, porém, foi protagonizado pela húngara Katinka Hosszu, que pulverizou o recorde mundial dos 400m medley, com 4min26s36, baixando em mais de dois segundos a marca anterior.

Encerrando o dia, a equipe feminina da Austrália levou a medalha de ouro no revezamento 4x100m, com o tempo de 3min30s65, novo recorde mundial da prova. Os Estados Unidos, liderados pela jovem Katie Ledecky, terminaram com a prata, com 3min31s89, enquanto Canadá ficou com o bronze, com 3min32s89.

Conteúdo Patrocinado