Cielo é eleito ao Hall da Fama da Natação - Gazeta Esportiva
Cesar Cielo é eleito ao Hall da Fama da natação mesmo sem ter se aposentado oficialmente

Cesar Cielo é eleito ao Hall da Fama da natação mesmo sem ter se aposentado oficialmente

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/03/2023 às 15:41

São Paulo, SP

Campeão olímpico e considerado o maior nome da história da natação brasileira, Cesar Cielo foi nomeado para a classe de 2023 do Hall da Fama da natação, mesmo sem ter anunciado a aposentadoria de forma oficial. O brasileiro será oficialmente incluído em uma cerimônia no próximo dia 30 de setembro, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

 




 

"Que momento legal, que alegria, que honra fazer parte desse grupo de atletas eternizados pelo Hall da Fama. É uma honra poder representar a nossa natação e levar a bandeira do Brasil para esses momentos tão importantes do esporte", comentou Cielo em um video postado nas suas redes sociais.

Na grande maioria deste tipo de homenagem, o atleta deve estar aposentado para recebê-la. Nos esportes aquáticos, o nadador deve estar aposentado ou sem competir em competições internacionais de primeiro nível há pelo menos quatro anos.

Caso tenham mais de 30 anos de idade, os atletas podem ser homenageados mesmo se optarem por não se aposentarem oficialmente para continuarem participando de eventos menores, como é o caso de Cielo, que está com 36 anos.

Cielo foi o terceiro nome do Brasil a receber essa honraria, ao lado de Gustavo Borges e Maria Lenk. Além de Cielo, outros grandes nadadores como Michael Phelps, Kosuke Kitajima, Missy Franklin e Kristy Coventry estão incluídos na classe de 2023.

O brasileiro é dono de três medalhas olímpicas e hexacampeão mundial, tendo quebrado dois recordes mundiais. O primeiro, dos 50 metros livres no qual registrou 20s91, já dura impressionantes 13 anos. O segundo, de 46s91 nos 100 metros livres, durou quase o mesmo tempo e foi quebrado em agosto de 2022 por David Popovici. O brasileiro também foi o primeiro homem na história a nadar menos de 47 segundos nos 100m livres.

Conteúdo Patrocinado