Andre Brasil e Phelipe Rodrigues vão à final nos 50m livre S10 - Gazeta Esportiva
Andre Brasil e Phelipe Rodrigues vão à final nos 50m livre S10

Andre Brasil e Phelipe Rodrigues vão à final nos 50m livre S10

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/09/2016 às 10:30 • Atualizado: 09/09/2016 às 12:02

São Paulo, SP

André Brasil não precisou forçar e garantiu a classificação para a final de maneira tranquila (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Andre Brasil não precisou forçar e garantiu a classificação para a final de maneira tranquila (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Andre Brasil estreou bem nos Jogos Paralímpicos nesta sexta-feira ao entrar na água para as disputas dos 50m livre S10. Competindo na terceira bateria, o multimedalhista não precisou forçar e, poupando energia para a final, fechou a prova na segunda colocação (24s36) para se classificar. Outro brasileiro na prova, Phelipe Rodrigues foi ainda mais rápido que seu compatriota e também garantiu vaga na final.

Andre Brasil ficou apenas com o quinto melhor tempo entre os nadadores classificados. Mirando poupar energia para a decisão, o principal nome brasileiro da prova foi 11 centésimos mais lento que o ucraniano Maksym Krypak. Da bateria três apenas os dois avançaram à final.

"Espero a festa que fizemos agora. Acho que é a primeira prova, ansiedade maior. Acho que não vou mudar meu discurso, já sou um pouco mais velho que o pessoal, não dá para ficar dando 100% toda a hora. Mas final é final, estou na raia 2 e tudo pode acontecer”, disse Andre Brasil, que, ao contrário das eliminatórias, virá com força total para a final.

Phelipe Rodrigues foi ainda melhor que Andre Brasil e com o tempo de 24s07 fechou a bateria na primeira colocação. Soltando nos últimos 15 metros, o nadador pernambucano foi o terceiro mais rápido entre as três séries e ganhou ainda mais confiança para a final, que acontece ainda nesta sexta-feira às 18h45 (de Brasília).

Revezamento 4x50m livre misto - O Brasil também se classificou para a grande final do revezamento 4x50m livre misto nesta sexta-feira ao vencer a bateria 2 das eliminatórias, que aconteceram no Estádio Aquático Olímpico. Indo à água com o time B, o conjunto verde e amarelo foi amplamente superior aos rivais e não deverá ter muitas dificuldades para subir ao pódio ainda na noite desta sexta.

Patricia dos Santos foi a primeira a entrar em ação no revezamento e passou o bastão para Talisson Glock em boa colocação, duelando com a Austrália pela liderança da prova. Após o medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos encerrar sua participação, foi a vez de Susana Ribeiro ampliar ainda mais a vantagem brasileira na frente e deixar Clodoaldo Silva tranquilo para fechar o revezamento.

Principal nome nesse conjunto alternativo brasileiro, Clodoaldo deve ser o único da equipe a participar da final desta noite. O experiente multimedalhista paralímpico não teve dificuldades para fechar a prova em 2min33s94, segunda melhor marca das eliminatórias, atrás apenas da equipe ucraniana, que bateu em 2min32s19.

A final do revezamento 4x50m livre misto acontece às 20h43 (de Brasília), ainda nesta sexta-feira. Desta vez, o Brasil deverá entrar na água com a equipe considerada titular, composta por Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Maria Silva e Edenia Garcia.

 

Conteúdo Patrocinado