Murer assume liderança do ranking mundial e bate recorde sul-americano - Gazeta Esportiva
Murer assume liderança do ranking mundial e bate recorde sul-americano

Murer assume liderança do ranking mundial e bate recorde sul-americano

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/07/2016 às 12:43 • Atualizado: 03/07/2016 às 18:28

São Paulo, SP

Fabiana Murer conseguiu ouro no Troféu Brasil, recorde sul-americano e ponta do ranking (Foto: Wagner Carmo/CBAt(
Fabiana Murer conseguiu ouro no Troféu Brasil, recorde sul-americano e ponta do ranking (Foto: Wagner Carmo/CBAt(


A pouco mais de um mês para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, a brasileira Fabiana Murer mostra que mais uma vez chega com chances de medalhas ao evento. A atleta paulista assumiu a liderança do ranking mundial na temporada e quebrou seu próprio recorde sul-americano ao saltar 4,87m na disputa do Troféu Brasil, neste domingo.

Murer venceu a competição nacional com a marca, a melhor de sua carreira. Ela chegou a São Bernardo do Campo com a meta de superar o sarrafo a 4,70m e assim conseguir seu melhor salto do ano, mas foi superando suas próprias expectativas. Na terceira tentativa a 4,87m conseguiu o recorde sul-americano e a liderança do ranking no ano. A prata em São Bernardo do Campo foi de Joana Costa, com 4,50m. Karla da Silva ficou com o bronze, com 4,10m.

"Fiquei muito contente de ter conseguido essa marca no Troféu Brasil. Eu estava empacada no 4,85m, tinha que desempacar! E acabou saindo aqui, em uma competição que eu gosto de disputar", disse a campeã.

Murer ainda tentou duas vezes saltar a 5,00m, mas não conseguiu. O antigo recorde sul-americano era da própria saltadora brasileira, 4,85m, com que foi vice-campeã do Mundial de Pequim na temporada passada. Antes deste domingo, a melhor marca do ano no mundo pertencia à grega Ekateríni Stefanidi, que saltou 4,86m. A russa Yelena Isinbayeva atingiu 4,90m no Campeonato Russo, mas a vaga não é levada em conta pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) pela suspensão imposta ao país.

"Eu senti um pouquinho o cansaço do fim da competição e também toda a emoção. Mas eu queria tentar os 5m, nunca tinha tentado em competição. Queria começar a achar esse caminho, ter uma noção do salto e deixar para fazer mais para frente."

O Troféu Brasil neste domingo teve também dois atletas conquistando índice olímpico para a prova dos 200m rasos. Jorge Henrique da Costa venceu a prova com 20s40, garantindo seu lugar nas Olimpíadas do Rio, assim como Vitor Hugo dos Santos, que ficou com a prata com 20s50. Bruno Lins, que já tinha índice, completou o pódio com 20s55.

Conteúdo Patrocinado