Justiça anula contrato de reforma da Marina da Glória para Rio 2016 - Gazeta Esportiva
Justiça anula contrato de reforma da Marina da Glória para Rio 2016

Justiça anula contrato de reforma da Marina da Glória para Rio 2016

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio*

04/02/2016 às 12:12 • Atualizado: 04/02/2016 às 12:43

São Paulo, SP

A Justiça Federal anulou o contrato da BR Marinas para a reforma da Marina da Glória às vésperas das Olimpíadas (Foto: Divulgação)
A Justiça Federal anulou o contrato da BR Marinas para a reforma da Marina da Glória às vésperas das Olimpíadas (Foto: Divulgação)


A Justiça Federal anulou o contrato que prevê a reforma da Marina da Glória para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O local irá abrigar as competições de vela nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em agosto. A empresa BR Marinas é a concessionária responsável pela melhoria do espaço e, por enquanto, segue investindo R$ 60 milhões em obras.

A BR Marinas acabou herdando o contrato firmado pela empresa de Eike Batista para explorar o espaço durante 30 anos. No vínculo, está incluso a realização de melhorias estruturais para a as Olimpíadas. Em contato com a reportagem, a empresa afirmou que continuará com as obras em andamento e aguarda uma notificação oficial pela Justiça.

Guilherme Diefenthaeler, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF), foi o responsável pela decisão, atendendo um pedido dos próprios usuários do local, que acusam a BR Marinas de utilizar o espaço para outros fins, além do segmento náutico. Em 2013 já houve um processo para que anulassem a concessão do espaço.

Apesar da decisão judicial, a BR Marinas descartou a possibilidade de abrir mão do espaço e disse que irá recorrer em outras esferas. A empresa também confirmou que todos os eventos marcados para as próximas semanas no local seguem de pé e as obras irão prosseguir. Eles aguardam uma notificação oficial e creem que a prefeitura do Rio de Janeiro também irá persistir da decisão, já que cabe recurso.

Além das obras para as Olimpíadas, a BR Marinas afirmou trabalha na alteração da estrutura antiga para que a Marina da Glória não se limite a receber apenas os usuários do espaço. Além dos atletas, técnicos e torcedores nos Jogos Olímpicos, a intenção de empresa é que o local também fique aberta ao público em geral após o evento, oferecendo um espaço gastronômico.

Já foram realizados dois eventos-teste na Baía de Guanabara. Atletas e treinadores chegaram a reclamar dos transtornos causados pelas obras na Marina da Glória. O espaço deverá servir de apoio para os competidores e o prédio principal é um dos principais pontos da reforma que ainda não foi finalizada.

* especial para a Gazeta Esportiva 

Conteúdo Patrocinado