José Belarmino vence a etapa de São Paulo do Ironman 70.3; Carolina Carvalho é campeã no feminino - Gazeta Esportiva
José Belarmino vence a etapa de São Paulo do Ironman 70.3; Carolina Carvalho é campeã no feminino

José Belarmino vence a etapa de São Paulo do Ironman 70.3; Carolina Carvalho é campeã no feminino

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/09/2023 às 15:32

São Paulo, SP

Os campeões da terceira edição do Ironman 70.3 de São Paulo foram definidos nesta manhã de domingo. O triatleta paulista José Belarmino foi o grande vencedor no masculino, repetindo o feito de 2019, na primeira edição do evento. Já no feminino, o título ficou com a cearense Carolina Carvalho, que garantiu sua primeira conquista em provas do Circuito Ironman 70.3 no Brasil.

Belarmino completou o percurso de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida em 4h04min07, mais de cinco minutos de vantagem para o vice-campeão, Enzo Cauã Krauss Conceição, que fez em 4h09min36. Walter Tlaija foi o terceiro, com tempo de 4h11min36.

“Fiz uma prova mais conservadora, porque sabia que se eu forçasse muito, principalmente no pedal, não ia ter gás para correr. Vim competir gripado e descansei os três últimos dias, sem treinar, mas concentrado e focado para a competição. Então, a estratégia de encaixar um bom pedal e sair para a corrida inteira para administrar, deu certo e foi bom. Eu nem senti tanto calor, corri mais na sombra, me hidratei bem e não tive nenhum problema. Chegar em primeiro com o apoio da minha família fez o meu dia”, afirmou o campeão Belarmino.




Já Carolina completou a prova feminina em 4h44min04. Na segunda colocação na geral ficou Júlia Pauro, com 4h45min24, enquanto, em terceiro, ficou Luiza Pais de Cunha, 4h46min22.

A nordestina Carolina, por sua vez, se disse surpresa com o feito. “A prova foi sensacional, porém difícil. Acho que o clima pesou bastante. Eu me senti muito bem no pedal, adorei o percurso e percebi que estava muito organizado e fluido. Mas meu pior obstáculo mesmo hoje, por incrível que pareça, foi a corrida. Eu senti bastante, tive muita câimbra, acho que devido ao calor. Para mim foi a parte mais difícil. Estou surpresa e feliz com o resultado”, declarou.

Cerca de dois mil atletas amadores de 26 países participaram do evento, que teve a largada e chegada na Cidade Universitária de São Paulo – USP. A prova distribuiu 30 vagas para o Mundial Ironman 70.3 de 2024, marcado para os dias 14 e 15 de dezembro, em Taupo, na Nova Zelândia. A quinta e última etapa de provas do Circuito Ironman 70.3 no país será no dia 19 de novembro, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE).

Conteúdo Patrocinado