Iaaf impede que saltador amputado dispute Olimpíada no Rio de Janeiro - Gazeta Esportiva
Iaaf impede que saltador amputado dispute Olimpíada no Rio de Janeiro

Iaaf impede que saltador amputado dispute Olimpíada no Rio de Janeiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/06/2016 às 21:28

São Paulo, SP

Markus Rehm é o atual campeão paralímpico do salto em distância (Foto: AFP)
Markus Rehm é o atual campeão paralímpico do salto em distância (Foto: AFP)


 

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) negou, nesta sexta-feira, o pedido do saltador amputado Markus Rehm para disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro juntamente com os atletas sem deficiência. De acordo com Sebastian Coe, presidente da entidade, o alemão não conseguiu comprovar que não levaria vantagem em relação aos outros atletas por causa de sua prótese.


A situação não é complicada. Ele tem que demonstrar que a prótese que usa não lhe dá uma vantagem decisiva e, no momento, não conseguiu provar”, explicou o comandante da Iaaf.


Atual campeão paralímpico do salto em distância e recordista mundial da modalidade, Rehm, de 27 anos, preparou um estudo científico para convencer Coe e os demais dirigentes da Iaaf, mostrando que não teria qualquer benefício injusto sobre os atletas não deficientes, uma vez que a arrancada menos eficiente dos amputados compensaria uma possível melhora no salto.


O saltador alemão pretendia se tornar o segundo paratleta a disputar os Jogos Olímpicos além dos Paralímpicos. O primeiro foi o ex-velocista sul-africano Oscar Pistorius, que participou das Olimpíadas de Londres, em 2012.

Conteúdo Patrocinado