Escalada brasileira se aproxima de vagas para o Pan de Santiago - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Escalada brasileira fica próxima de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago

Escalada brasileira fica próxima de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/05/2023 às 19:23

São Paulo, SP

A Copa do Mundo de Salt Lake City, que aconteceu no último final de semana nos Estados Unidos, foi mais um passo importante da escalada brasileira rumo aos Jogos Pan-Americanos. Após uma etapa difícil em Seul, na Coreia do Sul, a equipe brasileira conseguiu um desempenho melhor nesta última oportunidade, somando pontos acima da expectativa, aproximando-se de garantir vagas para Santiago 2023.

Felipe Ho conseguiu 3 Tops e 4 Zonas, ficando em 43º lugar, sua melhor colocação em um evento de Boulder. Mateus Bellotto, estreando na temporada, também foi muito bem, marcando 2 Tops e 3 Zonas, terminando em 49º, sua melhor participação em um evento da Copa do Mundo. No feminino, Mariana Hanggi conseguiu 2 Zonas e finalizou em 51º. Laura Timo marcou 1 Zona e estreou em Copas do Mundo adulto na 58ª colocação.

A divulgação oficial dos classificados só acontece em agosto, mas com os últimos resultados, os pontos conquistados e as regras de classificação debaixo do braço, pelo menos dois atletas brasileiros já estão com um pé na estreia da Escalada Esportiva em Jogos Sul-Americanos.

Escalando até Santiago 2023


Felipe Ho, que já somava quase 68 pontos antes de Salt Lake City, somou 11.5 na etapa, substituindo os 4 pontos conquistados no ano passado, no mesmo evento. Agora, Ho soma 74.5 e é o melhor Sul-Americano no Ranking Mundial Boulder & Guiada. Com esta pontuação e os eventos que restam, é muito difícil que Felipe não esteja entre os 20 melhores atletas Pan-Americanos no ranking em agosto, levando em consideração a cota máxima de 3 atletas por país.

Mariana Hanggi também encontra-se praticamente lá. Antes de sua estreia na temporada, Mariana somava 73 pontos, conquistados no evento de Boulder & Guiada em Morioka no final do ano passado, e que irão contar para a classificação. Com o desempenho em Salt Lake City, Mari somou mais 7 pontos, indo a 80 pontos.

Agora em 69º lugar, a brasileira consolidou o terceiro posto entre as Sul-Americanas no ranking, ficando atrás apenas das atletas Valentina Aguado (ARG), que chegou muito perto das semifinais na última etapa e somou mais 112.5 pontos, e de Ignacia Mellado Quinteros (CHI), que tem 109.5 pontos, mas ainda não pontuou na temporada. Assim como para Felipe, é muito improvável que Mariana, com a pontuação já conquistada, não consiga um lugar entre as 20 melhores atletas Pan-Americanas.

Além de Felipe e Mariana, outros atletas brasileiros também estão bem encaminhados no ranking. Bianca Castro soma 27 pontos na 83º colocação. A expectativa é que nas etapas de Guiada ela consiga pontuar e manter-se acima dos 25 pontos, o que deve garantir mais uma vaga para o Brasil.

No masculino, Mateus Bellotto pontuou bem em Salt Lake City, 8 pontos, e galgou algumas colocações no ranking indo para o 98º lugar. Com participações ainda em mais uma etapa de Boulder e três de Guiada, Mateus ainda deve pontuar e ficar acima dos 10 pontos, o que também deve ser suficiente para garantir a classificação.

Anja Köhler está atualmente na 89º colocação no ranking, com 13.5 pontos, mas apenas 5.5 serão válidos para a classificação na data de corte. Anja ainda participa em mais uma etapa de Boulder e 3 de Guiada, a expectativa é que ela chegue na casa dos 15 pontos.

Rodrigo Hanada é quem está com menos pontos da equipe brasileira, apenas 1 ponto conquistado em Hachioji. Para ele, restam ainda duas participações em etapas de Guiada que devem ser suficientes para garantir mais alguns pontos. Mesmo com poucos pontos, ainda há boas chances de classificação para Hanada, uma vez que os nomes concorrentes estão se fixando e também podem atravessar dificuldades em somar pontos em Boulder nas próximas etapas, conhecidamente mais concorridas. Neste cenário, qualquer ponto na modalidade é uma grande vantagem.

Além deles, Laura Timo pontuou bem, fazendo 5 pontos, e deve entrar no ranking assim que competir na guiada na etapa de Villars. Richard Schwark compete em Praga (Boulder) e em Innsbruck (Boulder e Guiada) e caso some pontos, também entra para o ranking, oficialmente na disputa por vagas.

Conteúdo Patrocinado