Com recuperação incrível, brasileiros vencem primeira etapa do Dakar na Arábia Saudita - Gazeta Esportiva
Com recuperação incrível, brasileiros vencem primeira etapa do Dakar na Arábia Saudita

Com recuperação incrível, brasileiros vencem primeira etapa do Dakar na Arábia Saudita

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/01/2021 às 13:30

São Paulo, SP

Como previsto, será uma disputa muito apertada e difícil. A dupla Reinaldo Varela/Maykel Justo venceu neste domingo na categoria UTV a primeira etapa do Rally Dakar, que percorrerá um total de 7.646km até o dia 15 de janeiro dentro do território da Arábia Saudita, privilegiando a presença em dunas do deserto, cordilheiras, cânions e trechos rochosos.

Varela/Justo completaram os 277km de especiais – trechos cronometrados em alta velocidade – com apenas 28 segundos de vantagem para a dupla segunda colocada, o norte-americano Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin. Os vencedores, no entanto, tiveram sérias dificuldades para alcançar a vitória.

"Pegamos uma pedra em um trecho rochoso que rasgou o pneu traseiro direito e nos obrigou a parar com apenas 10km de corrida. Fizemos a troca bem rápido, mas enquanto isso vimos o pessoal nos ultrapassando. Foi um sufoco, não estávamos acreditando no que estava acontecendo", conta Varela.

Os brasileiros em ação na Arábia Saudita: vitória após incrível recuperação (Foto: Victor Eleuterio/Fotop)


"Depois, tivemos que manter a calma e ir passando o pessoal um a um, sempre com cuidado para não furar outro pneu. O Dakar, aqui na Arábia Saudita, tem essa característica, de destruir pneus nos trechos rochosos. Que bom que conseguimos superar isso", completa o piloto, que compete pela equipe Monster Energy Can-Am.

"Outro ponto importante: eu e o Maykel estamos estreando nossa parceria e acho que não poderíamos ter um teste e um resultado melhor do que os de hoje. Ele está de parabéns pelo trabalho que fez e a nossa equipe está orgulhosa do que alcançamos aqui", concluiu o piloto, que corre pela primeira com navegação de Maykel Justo.

O trajeto total deste domingo, contando os deslocamentos, foi composto de 622km em estradas de terra e areia, rumo ao interior saudita. Largando dos arredores de Jedá, maior cidade portuária do país, a caravana do Dakar chegou a Bisha, na beira de uma região mais desértica. Na segunda, a corrida segue para Wadi Ad-Dawasir, no centro-sul da Arábia.

Conteúdo Patrocinado