Mais Esportes/Ciclismo

Na França, Daniel Martin vence sexta etapa; Avermaet mantém liderança

São Paulo , SP
12/07/2018 16:09:37

Em: Ciclismo
Martin conquistou sua segunda vitória no Tour (Foto: Jeff PachoudACHOUD

Cinco anos após liderar uma etapa da Volta da França pela primeira vez, o irlandês Daniel Martin voltou a subir no lugar mais alto do pódio. Desta vez, na sexta etapa da competição, o ciclista mostrou bom desempenho nos 1,2 km do alto de Bretanha e liderou o percurso de 181km da cidade de Brest até a comuna de Guerlédan, marcando 04h13min43s.

O feito aconteceu três anos após o irlandês ser o segundo colocado no mesmo percurso, chegando atrás do francês Alexis Vuillermoz. Desta vez, entretanto, Martin conseguiu o melhor resultado entre os 170 competidores. Ele foi seguido pelo francês Pierre Latour, um segundo atrás, e pelo espanhol Alejandro Valverde, terceiro, somando três segundos ao tempo do número um do dia. O francês Julian Alaphilippe, o polaco Rafal Majka e o britânico Adam Yates completaram os seis primeiros.

“É uma ótima sensação conseguir uma vitória novamente. Eu fiz tantos segundos lugares desde a última vez que ganhei no Tour”, comentou Martin. “Estava um pouco nervoso por causa do vento contrário. A corrida foi mais na primeira parte da escalada. Eu vi que todos estavam no limite, então, por que não tentar? Então eu fiz”.

Avermaet manteve a liderança da competição (Foto: Marco Bertorello/AFP)

O belga Greg Van Avermaet manteve a camisa amarela, com o melhor tempo somando todas etapas da disputa. Ao todo, ele acumula 22h35min46s. O número dois da lista geral é o britânico Geraint Thomas, com 3 segundos a mais. Quem perdeu uma colocação foi o norte-americano Tejay van Garderen, agora no terceiro posto, dono de 22h35min51s.

“Tentei ficar próximo do pelotão a maior parte do tempo para acelerar nos minutos finais. Mas foi impossível para mim manter o ritmo dos alpinistas por tanto tempo”, conta Avermaet. “Eu estava esperando algo assim de Dan Martin. Afinal, ele é muito bom em escolher o momento certo para fazer um ataque forte”, analisou.

O estágio sete, próximo da disputa, é o mais longo da 105ª Volta da França. Nesta sexta-feira, os ciclistas encaram 231km do percurso entre Brittany e a comuna francesa de Fougères.