Presidente da Federação Paulista de Ciclismo comemora sucesso da 73ª edição da Prova 9 de Julho - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Presidente da Federação Paulista de Ciclismo comemora sucesso da 73ª edição da Prova 9 de Julho

Presidente da Federação Paulista de Ciclismo comemora sucesso da 73ª edição da Prova 9 de Julho

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/07/2023 às 13:55 • Atualizado: 09/07/2023 às 14:31

São Paulo, SP

O fim de semana no cenário do ciclismo brasileiro foi marcado pela 73ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho. Neste domingo, em circuito de 20km montado na via expressa da Marginal Pinheiros, o evento reuniu os principais nomes do ciclismo nacional.

José Cláudio Facex, presidente da Federação Paulista de Ciclismo, instituição responsável pela organização técnica da 9 de Julho, comemorou o sucesso da 73ª edição.

“Primeiro é um grande prazer receber essa quantidade de ciclistas em uma prova tão importante quanto a 9 de Julho. Mas sem dúvida é um desafio também, entregar um evento com qualidade para esses participantes, para que voltem com mais força. Então para nós é um orgulho muito grande receber mais de 3000 ciclistas. Pena que o tempo não está do jeito que a gente precisava, mas valeu muito a pena a 9 de Julho de novo nas ruas de SP”, disse.

O diretor também projetou os próximos passos da prova: um percurso melhor e mais longo, além de novas categorias de competição. Neste ano, foram 12 categorias profissionais. No masculino, os atletas foram divididos entre elite, federados 30+, 40+ e 50+, junior, sub-23 e sub-30. As categorias femininas foram federados 30+, 40+ e 50+, sub-23 e elite.

“Sem dúvida foi um desafio trazer a prova para as ruas de SP, mas com o apoio da classe política, isso foi muito importante para conseguir as autorizações devidas, e o ciclista acolheu, abraçou de verdade a 9 de julho. A ideia para o próximo ano é melhorar cada vez mais o percurso, aumentar o tempo de prova e criar novas categorias”, revelou.




O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, também esteve presente na capital paulista para prestigiar a prova. O ex-ciclista falou sobre a influência da pandemia no surgimento de mais amantes de ciclismo e a introdução da categoria "Ciclismo para todos", que permitiu a ciclistas amadores a participarem do evento.

“O ciclismo para todos é uma modalidade que está sendo desenvolvida no mundo todo. Aqui no Brasil, durante a pandemia, houve aquele recrutamento das pessoas em casa. E a bicicleta teve essa facilidade de fazer com que você pudesse sair e praticar um esporte. Isso com certeza foi um avanço muito grande em função da pandemia. Muitas pessoas que não eram atletas passaram a cuidar da saúde através da bicicleta”, analisou o diretor.

Na 73ª edição da Prova Ciclística 9 de Julho, os vencedores das categorias elite masculina e feminina foram, respectivamente, Francisco Chamorro e Alice Melo.

Conteúdo Patrocinado