73ª edição da Prova 9 de Julho estreia categoria para amadores - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
73ª edição da Prova 9 de Julho estreia categoria para ciclistas amadores

73ª edição da Prova 9 de Julho estreia categoria para ciclistas amadores

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/07/2023 às 14:30 • Atualizado: 09/07/2023 às 14:31

São Paulo, SP

A 73ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho contou com uma grande novidade. No seu retorno às ruas de São Paulo, neste domingo, o evento mais tradicional do ciclismo brasileiro estreou a categoria "Ciclismo para todos", que permitiu ciclistas de diversos níveis sentirem o gosto de uma prova profissional.

“Se você nunca pedalou ou correu, você teve a oportunidade de participar de uma corrida pela primeira vez. Uma categoria de inclusão. Um sucesso, só nessa categoria 2.000 se inscreveram”, explicou José Cláudio Facex, presidente da Federação Paulista de Ciclismo.




Na largada da categoria inédita, ciclistas dos mais diversos níveis e idades se enfileiraram atrás do carro-rainha. Para Abner Lima, de 40 anos, foi uma ótima oportunidade para ter um contato maior com o esporte. O ciclista, que revelou ser praticante de mountain bike, uma outra modalidade sobre duas rodas, vê a iniciativa como um grande incentivo à prática de pedalar.

"A ideia é bem interessante, porque tem muitas pessoas que pedalam no final de semana. Mas pedalam às vezes no bairro, em um parque. Você incluir a categoria Ciclismo para todos, em que pessoas 'comuns', que não tem na sua rotina do dia-a-dia pedalar, junto com aqueles que se preparam, que competem, acaba motivando a gente a participar. Sair do sedentarismo e se enturmar, os mais jovens também", disse o participante". Foi bem interessante, sendo na Marginal (Pinheiros) então. Eu me senti muito privilegiado".

A 73ª Prova 9 de Julho teve organização técnica da Federação Paulista de Ciclismo. A disputa aconteceu na pista expressa da Marginal Pinheiros, em um circuito de 20km montado sobre o asfalto de uma das vias mais movimentadas de São Paulo com chegada próxima à Ponte Transamérica. Na categoria elite, Francisco Chamorro ficou com o título masculino, enquanto Alice Melo levou o troféu no feminino.

Conteúdo Patrocinado