Thiago Braz retoma treinos na Itália depois de dois meses parado - Gazeta Esportiva
Thiago Braz retoma treinos na Itália depois de dois meses parado

Thiago Braz retoma treinos na Itália depois de dois meses parado

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/05/2020 às 13:18

São Paulo, SP

Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara em 2016, pode finalmente retomar sua rotina normal de treinos em Formia, na Itália, cidade onde vive. Desde o início de março, o atleta estava confinado em casa sem poder praticar, por conta da pandemia do coronavírus que atingiu fortemente o país.

“Só se reconhece o bom quando se passa pelo ruim. Vocês não têm ideia quanto fiquei feliz por voltar aos treinamentos, ainda com todas as prevenções e restrições”, comemorou o atleta. “Retornar aos treinos foi um sonho. Não só para mim, mas para outros atletas. Quando entrei e tive a oportunidade de saltar, foi uma alegria enorme”, completou.

Braz retomou treinos na Itália após a flexibilização dam quarentena (Divulgação/CBAt)


Braz chegou a receber um convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para voltar ao Brasil durante a quarentena, mas optou por permanecer na Europa. “Após a minha última competição indoor, em 7 de fevereiro, na França, decidi retomar os treinos em Formia. Apesar do fechamento do centro de treinamento, preferi não correr riscos com mais viagens e aproveitar a companhia do Vitaly nos treinos no quintal”, afirmou, se referindo ao treinador Vitaly Petrov, que o orienta na Itália.

A World Athletics, antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), já divulgou o calendário de competições entre junho e outubro. Thiago, no entanto, prefere concentrar-se nos treinos. “Precisamos correr atrás do tempo perdido, com improvisações. Tudo ainda é muito incerto, devido à pandemia, então fica difícil falar sobre o retorno. Se tiver a oportunidade, quero fazer bons resultados ainda em 2020. Meus treinadores estão analisando tudo”, ressaltou.

Apesar do adiamento dos Jogos de Tóquio, o atleta não se deixou abalar. “Temos de tirar algo positivo de todos os momentos difíceis. Agora, todos vão poder se preparar melhor para a Olimpíada. Acredito que no ano que vem os Jogos serão um grande espetáculo. Do jeito que estava, ninguém conseguiria fazer uma preparação em alto nível, como se exige. Foi a melhor decisão a ser tomada”, disse.

Thiago Braz é o recordista brasileiro, sul-americano e olímpico com a marca de 6,03m obtida na Olimpíada do Rio 2016. Ele terminou a temporada do ano passado na quinta colocação no ranking da World Athletics, com marca de 5,92m.

Thiago Braz quebrou recorde olímpico na conquista da medalha de ouro no salto com vara masculino. (Foto: Johannes EISELE/AFP)

Conteúdo Patrocinado