Presidente da Iaaf é suspeito de lobby em escolha da sede do Mundial 2021 - Gazeta Esportiva
Presidente da Iaaf é suspeito de lobby em escolha da sede do Mundial 2021

Presidente da Iaaf é suspeito de lobby em escolha da sede do Mundial 2021

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/11/2015 às 12:23 • Atualizado: 25/11/2015 às 16:09

São Paulo, SP

Lamine Diack (esq.) teria sido pressionado por Sebastian Coe (dir.) a eleger Eugene como sede do Mundial de 2021 (Foto: Greg Baker/AFP)
Ex-presidente, Lamine Diack teria sido pressionado por Sebastian Coe, então vice, a eleger Eugene como sede do Mundial de 2021 (Foto: Greg Baker/AFP)


Após os escândalos de doping que assolaram o atletismo nos últimos meses, a modalidade deve ser atingida em breve por outra turbulência. Isso porque o novo presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), entidade que regula o esporte em âmbito internacional, o britânico Sebastian Coe, está sendo acusado de ter feito lobby para tornar a cidade de Eugene, nos Estados Unidos, sede do Mundial de 2021.

A rede britânica BBC afirmou, na última terça-feira, que teve acesso a um e-mail da multinacional Nike em que Coe aparece pressionando seu antecessor na Iaaf, Lamine Diack – o senegalês está sendo investigado de encobrir casos de doping da Rússia em troca de propina -, para eleger Eugene como sede do campeonato.

Eugene foi escolhida como sede do Mundial de 2021 na reunião do Conselho da Iaaf em abril. Não houve uma eleição para a definição, embora a cidade sueca de Gotemburgo tenha manifestado interesse em se candidatar.

No e-mail, um funcionário da Nike, Craig Masback, trata Sebastian Coe, então vice-presidente da Iaaf, como uma espécie de embaixador da campanha de Eugene. O dirigente britânico, por sua vez, respondeu à BBC que jamais pressionou Diack para que a cidade norte-americana fosse eleita como sede.

“Eu não fiz lobby a ninguém em nome da campanha de Eugene 2021. Depois de sua derrota apertada pelo Mundial de 2018, eu os encorajei a entrar novamente no processo de eleição, já que eles tinham uma campanha forte. Minhas opiniões sobre todas as propostas para o Mundial de 2019 estão registradas já que eu era presidente da comissão de avaliação das candidaturas. Todos os meus interesses foram, e continuam sendo, completamente declarados no Comitê de Ética da IAAF”, defendeu-se Sebastian Coe, que é bicampeão olímpico na prova dos 1.500m.

Doha venceu Eugene na disputa para sediar o Mundial de 2016. A suspeita também parte pela Nike ser sediada na cidade do estado de Oregon. A empresa tem um projeto de elite de atletismo em Eugene e trabalha para que a pista da cidade receba uma das etapas da Liga Diamante, principal competição anual do circuito internacional de atletismo.

Conteúdo Patrocinado