Giovani quer acompanhar africanos até a Brigadeiro para surpreender - Gazeta Esportiva
Giovani quer acompanhar africanos até a Brigadeiro para surpreender

Giovani quer acompanhar africanos até a Brigadeiro para surpreender

Gazeta Esportiva

Por André Sender e Helder Júnior

30/12/2014 às 14:55

São Paulo, SP

Melhor brasileiro nas duas últimas edições da Corrida Internacional de São Silvestre, Giovani dos Santos acredita que pode surpreender os atletas africanos na prova desta quarta-feira, 31 de dezembro. O corredor da equipe Pé de Vento quer acompanhar o ritmo dos rivais até a subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio para aí tentar surpreender na briga pela vitória.


Giovani ficou na quarta colocação da São Silvestre em 2012 e 2013, anos em que a prova foi vencida por atletas africanos, e em 2010, quando Marílson Gomes dos Santos conquistou o tricampeonato, no último triunfo de um atleta nacional no tradicional evento de 31 de dezembro.


“Duas vezes estive com os quenianos até o décimo quilômetro e depois eles conseguiram abrir um pouco e ficou difícil de alcançar. Se conseguir ir com eles até a subida da Brigadeiro, já seria uma motivação a mais porque o apoio da torcida pode me dar inspiração para quem sabe no final até vencer”, disse Giovani.

Giovani dos Santos ficou na quarta colocação três vezes e agora sonha com a vitória
Giovani dos Santos ficou na quarta colocação três vezes e agora sonha com a vitória - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press


O atleta se inspira no caso de Emerson Iser Bem, que conquistou a edição de 1997 da São Silvestre derrotando o queniano Paul Tergat, maior vencedor da história da prova. Naquele ano, o brasileiro ultrapassou o rival africano justamente na subida da Brigadeiro, considerada por muitos o trecho mais difícil do percurso.


O principal rival de Giovani dos Santos será o etíope Tariku Bekele, campeão da São Silvestre de 2011, medalha de bronze nos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e irmão do astro Kenenisa Bekele. Os quenianos Mark Korir e Stanley Koech, donos da segunda e terceira colocações em 2013, respectivamente, também estão entre os favoritos.


“Este ano eu venho mais bem preparado do que em 2013 e com condições de brigar de igual para igual com eles. Se eu vir que o ritmo deles está no meu limite, vou acompanhar. Se estiver mais fraco, vou tentar escapar, não preciso seguir o que eles estiverem fazendo”, explicou.


Neste ano, a São Silvestre chega a sua 90ª edição consecutiva. Com largada na altura da Rua Frei Caneca da Avenida Paulista e chegada em frente ao edifício da Fundação Cásper Líbero, a elite feminina parte às 8h40 (de Brasília), 20 minutos antes da elite masculina e do pelotão geral.  

Conteúdo Patrocinado