Em reestruturação, Rússia suspende agência antidoping do país - Gazeta Esportiva
Em reestruturação, Rússia suspende agência antidoping do país

Em reestruturação, Rússia suspende agência antidoping do país

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/11/2015 às 16:36

São Paulo, SP

As atividades da agência antidoping russa foram suspensas nesta segunda-feira (Foto: AFP)
As atividades da agência antidoping russa foram suspensas nesta segunda-feira (Foto: AFP)


Mais um capítulo do escândalo de doping envolvendo atletas e dirigentes da Federação Russa de Atletismo, além da própria Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), foi escrito nesta segunda-feira. O ministro dos Esportes do país, Vitaly Mutko, anunciou a suspensão das atividades da Agência Antidoping da Rússia (Rusada) após a entidade ser acusada de ocultar casos em que atletas utilizaram substâncias proibidas durante competições.

“A Rusada suspendeu os seus trabalhos, incluindo os programas educacionais. A partir de agora, deixará de recolher mostras”, disse Mutko à imprensa local, garantindo que a Rússia atuará junto à Agência Mundial Antidoping (Wada) para recuperar a credencial do órgão responsável pelos testes no país.

“Se necessário, haverá uma reforma interna. Estamos, também, dispostos a criar uma nova organização”, acrescentou o ministro.

Além da Rusada, as agências antidoping da Ucrânia, Argentina, Bolívia, Andorra e Israel foram acusadas de violar o código da Wada, que acusou o órgão russo de conivência por encobrir os testes positivos entre os atletas russos, alguns dos quais disputaram os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Por ordem do presidente Vladimir Putin, a Rússia vai acatar todas as mudanças impostas pela Iaaf, desde a desclassificação de atletas, funcionários e técnicos implicados no escândalo de doping, até a eleição para compor uma nova diretoria da Federação Russa de Atletismo.

Conteúdo Patrocinado