Bolt vence votação da IAAF e é escolhido o melhor atleta do ano

São Paulo, SP

02-12-2016 18:22:25

Na votação dos melhores atletas do ano deu o óbvio na categoria masculina. Após conquistar três medalhas de ouro nas três provas que disputou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o jamaicano Usain Bolt foi à premiação no distrito Monte Carlo, em Monaco, e venceu mais uma vez a disputa, alcançando sua sexta conquista do prêmio, que é dado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

As medalhas que possibilitaram a conquista ao velocista jamaicano foram nos 100m e 200m livre e no revezamento 4x100m. Na final da votação, Bolt superou o britânico Mo Farah, que conquistou dois ouros nas Olimpíadas do Rio (nos 5000m e nos 10000m), e o sul-africano Wayde van Niekerk, campeão dos 400m. A fase anterior à decisão, que contou com 10 atletas, tinha também a presença do saltador brasileiro Thiago Braz.

O jamaicano, que encerrou sua participação em Olimpíadas neste ano, voltou a falar sobre sua aposentaria, confirmando que o Mundial de Londres em 2017 será sua última competição na carreira.

"Fiz tudo o que tinha que fazer e terminarei minha carreira com 31 anos, o que é bom. Em Londres, disputarei meu último Mundial", afirmou em entrevista coletiva.

No feminino, o prêmio de melhor atleta do ano ficou com a etíope Almaz Ayana. A fundista teve grande destaque nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ao ficar com a medalha de ouro na prova dos 10000m livre e com o bronze nos 5000m.

Já o prêmio de revelação do ano foi dado para dois atletas que brilharam nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No masculino, o ganhador foi o canadense Andre De Grasse. Vencedor de três medalhas nas Olimpíadas 2016, incluindo uma prata nos 200m livre, o velocista de 22 anos foi uma das sensações das Olimpíadas e ficou marcado por compartilhar uma risada com Usain Bolt na linha de chegada das semifinais da categoria.

Na categoria feminino, o prêmio ficou com Nafissatou Thiam, de 22 anos, que conquistou a medalha de ouro no Brasil na disputa do heptatlo.

Os vencedores foram escolhidos por uma votação, em que 50% dos votos vieram do Conselho da Iaaf, 25% do público e 25% da Família da Iaaf (membros das federações, membros do Comitê, diretores, atletas embaixadores, representantes de atletas, atletas de ponta, membros da imprensa internacional, funcionários e parceiros da Iaaf).

Deixe seu comentário