Algoz de Federer, Zverev tem números próximos aos do suíço no início da carreira - Gazeta Esportiva
Algoz de Federer, Zverev tem números próximos aos do suíço no início da carreira

Algoz de Federer, Zverev tem números próximos aos do suíço no início da carreira

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/08/2017 às 18:26

São Paulo, SP

Dono de 93 troféus, Federer foi derrotado pelo jovem Zverev (Foto: Minas Panagiotakis/AFP)


O Masters 1000 de Montreal conheceu seu grande campeão de 2017 no último domingo. O jovem Alexander Zverev derrotou o veterano Roger Federer em dois sets a zero, com parciais de 6/3 e 6/4. Mesmo sendo muito cedo para qualquer tipo de comparação, o alemão vem chamando a atenção e já é considerado um dos grandes nomes da nova geração do tênis. E não é para menos: com apenas 20 anos, o "baixinho" de 1 metro e 98, também chamado de Sascha, soma seis títulos e já é o número sete do mundo.

Mas e Federer com a mesma idade? Ao se comparar o desempenho de Zverev, até agora, com o do suíço no mesmo período de sua carreira, surgem alguns pontos interessantes.

Federer entrou para o circuito profissional em 1998, disputando o torneio de Gstaad com 16 anos e 11 meses. Com alguns meses de diferença, Zverev participou de sua primeira competição em 2013, em Hamburgo, com 16 anos e três meses.

A primeira final de cada um conta com uma diferença maior. Com 18 anos e seis meses, o suíço chegou à final no torneio de Marseille, no ano 2000. Com quase um ano a mais, Zverev disputou o título de Nice, em 2016, com 19 anos e um mês.

Quando o assunto é primeiro título, a disparidade é quase mínima. No torneio de Milão em 2001, Federer levantou o primeiro dos seus 93 títulos com 19 anos e seis meses, enquanto o irmão mais novo do também tenista Mischa Zverev conquistou a edição de 2016 do ATP de São Petersburgo com 19 anos e cinco meses.

Leia mais:

Federer desiste de Cincinnati e Nadal será número um do mundo

Bia Haddad vence tenista da casa e estreia com vitória em Cincinnati

No ranking, os números são interessantes. Ambos entraram no top 100 com a mesma idade: 18 anos e um mês. Porém, Zverev alcançou logo a posição 85, enquanto Federer, ficou com a de 95. No top 10, o alemão tem oito meses de vantagem: Federer figurou entre os dez primeiros com 20 anos e nove meses e Zverev, com 20 anos e um mês.

Em termos de aproveitamento, o suíço de vinte anos tinha 70%, com 49 vitórias e 21 derrotas. Sascha, hoje, tem 75,9%, com 41 triunfos e 13 derrotas.

Após a vitória deste domingo, o alemão alcançou o seu sexto título, segundo Masters 1000 da carreira, e subiu uma posição no ranking, terminando na sétima colocação. Com os mesmos 20 anos e quatro meses, Federer tinha um título conquistado e ocupava a posição de número 13 do ranking da ATP.

Zverev vem recebendo grandes elogios de jornalistas, ex e atuais tenistas, inclusive de Roger Federer. O suíço já levou o jovem colega para treinar com ele e, sempre que pode, dá conselhos ao alemão. Sascha já soma bons números em sua breve carreira, com números próximos aos do suíço. O que resta saber é se ele seguirá os passos do "mestre", e transformará esses números em história.

Conteúdo Patrocinado