Etiene e Nicholas exibem medalhas do Mundial em desembarque no Brasil - Gazeta Esportiva
Etiene e Nicholas exibem medalhas do Mundial em desembarque no Brasil

Etiene e Nicholas exibem medalhas do Mundial em desembarque no Brasil

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

12/08/2015 às 22:14 • Atualizado: 12/08/2015 às 23:05

Guarulhos, SP

Etiene Medeiros exibe medalha de prata do Mundial de Kazan. (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Nadadora Etiene Medeiros exibe medalha de prata do Mundial de Kazan. (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Premiados no recente Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, Etiene Medeiros e Nicholas Santos retornaram ao Brasil na noite desta quarta-feira. A pedido da imprensa, os nadadores exibiram suas respectivas medalhas no saguão do Aeroporto de Guarulhos.

No primeiro pódio da história da natação feminina do Brasil em um Mundial, Etiene conquistou a prata nos 50m costas. Nicholas também ficou na segunda colocação na prova de 50m borboleta e, aos 35 anos de idade, ganhou uma medalha no torneio de forma inédita na carreira.

A pernambucana de 24 anos vem protagonizando uma série de feitos na natação feminina brasileira. Antes da prata em Kazan, ela também foi pioneira com os pódios no Mundial de Piscina Curta de Doha 2014 (ouro nos 50m costas) e nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 (ouro nos 100m costas).

Onze anos mais velho que a compatriota, Nicholas Santos alcançou seus melhores resultados na parte final da carreira. A exemplo de Etiene, o nadador já ostentava um título mundial em piscina curta, conquistado em Istambul 2012 (50m borboleta).

A menos de um ano dos Jogos do Rio de Janeiro 2016, com início previsto para o dia 5 de agosto, Etiene e Nicholas encaram o desafio de evoluir em provas olímpicas - os 50m costas e os 50m borboleta não fazem parte do programa da competição do ano que vem.

O Brasil terminou o Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, encerrado no último domingo, com quatro pódios na natação. Além de Etiene Medeiros e Nicholas Santos, também medalharam Thiago Pereira (prata nos 200m medley) e Bruno Fratus (bronze nos 50m livre).

Com um total de 10 finais, a delegação nacional ficou a duas decisões de cumprir a meta traçada para a natação pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) antes do Mundial. O objetivo da entidade era repetir o número alcançado na edição de Barcelona 2013 do torneio.

O único ouro do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan veio na maratona aquática. Ana Marcela Cunha venceu a prova de 25km, foi bronze nos 10km (distância olímpica) e levou a prata por equipes ao lado de Diogo Villarinho e Allan do Carmo nos 5km.

Conteúdo Patrocinado