Tite acusa Neto de injúria após eliminação do Brasil na Copa do Mundo - Gazeta Esportiva
Tite acusa Neto de injúria após eliminação do Brasil na Copa do Mundo

Tite acusa Neto de injúria após eliminação do Brasil na Copa do Mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/03/2023 às 18:06 • Atualizado: 16/03/2023 às 18:22

São Paulo, SP

Ex-comandante da Seleção Brasileira, o técnico Tite abriu uma queixa-crime contra o ex-jogador Neto, hoje comentarista e apresentador. O treinador diz ter sido alvo de injúrias proferidas pelo ex-atleta após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2022.

A informação foi divulgada inicialmente pelo ge e confirmada pela Gazeta Esportiva. Segundo a publicação, a defesa de Tite alega que Neto cometeu o delito ao xingar o treinador ao vivo em seu programa, transmitido em TV Bandeirantes e também no YouTube, logo após a queda da Seleção para a Croácia, nas quartas de final do Mundial.



No processo, os advogados de Tite citam que o treinador foi chamado de “filho de uma p…”, “desgraçado”, “sem-vergonha”, “burro”, “idiota”, “imbecil” e “vagabundo”. Algumas dessas ofensas foram ditas repetidamente.

A defesa diz ainda que tais manifestações “formam um conjunto inequívoco de ofensas, qualquer que seja o contexto em que proferidas". Além disso, os advogados alegam que elas "Possuem elevado caráter pejorativo e não têm outro sentido senão o de atingir a honra" de Tite.

No canal oficial do programa Donos da Bola, no Youtube, o vídeo “Neto reage a pênaltis de Brasil x Croácia e fica irado com Tite”, com pouco mais de 15 minutos de duração, atingiu 1,4 milhões de visualizações até a tarde desta quinta-feira. Já o vídeo “Neto se revolta com Tite após eliminação do Brasil nos pênaltis”, de quatro minutos, tem 815 mil visualizações até a publicação desta matéria.




Ambos os vídeos são trechos recortados da transmissão ao vivo, em que Neto e outros comentaristas reagiram às cobranças de pênaltis entre Brasil e Croácia.

“Acabou, Tite filho de uma p...! Desgraçado! Eu falei que era o Neymar para bater (o pênalti). A culpa é do Tite. O Neymar deixou de bater o pênalti, o maior batedor de pênalti do mundo, seu sem-vergonha! Você não merece estar aí”, disse Neto assim que a Seleção Brasileira foi eliminada.

“Se o Neymar faz o gol, você teria chance do Alisson pegar e depois o Marquinhos fazer. Seu burro, burro, seu idiota. Acabar com o país, um país sofredor, um país que as pessoas pagam R$ 300 por uma camisa (...). Nesse pênalti agora, não posso perder. Quem é o maior batedor de pênalti do mundo? Não bateu. Seu burro! Burro! Seu burro! Burro! Era o Neymar para bater. Cambada de vagabundos desgraçados”, completou o ex-jogador em seguida.



Os advogados de Tite pedem que Neto seja enquadrado nos artigos 140 e 141 do código penal. De acordo com a legislação, a pena para o crime de injúria é de detenção, de um a seis meses, ou multa. Ela pode ser agravada em um terço se o delito ocorrer na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria.

Ainda de acordo com o artigo 141 do código penal, a pena pode ser triplicada se o crime for cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de computadores.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Tite disse que o treinador não vai se manifestar sobre o assunto. Já o ex-jogador Neto não retornou aos contatos da reportagem até a publicação desta matéria.

Conteúdo Patrocinado