Presidentes de Conmebol e Concacaf são presos na Suíça por corrupção - Gazeta Esportiva
Presidentes de Conmebol e Concacaf são presos na Suíça por corrupção

Presidentes de Conmebol e Concacaf são presos na Suíça por corrupção

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/12/2015 às 09:42 • Atualizado: 26/05/2017 às 15:58

São Paulo, SP

Alfredo Hawit (esq.) e  Juan Angel Napout (dir.), presos nesta quinta-feira (Foto: AFP/ORLANDO SIERRA e NORBERTO DUARTE)
Alfredo Hawit (esq.) e Juan Angel Napout (dir.), presos nesta quinta-feira (Foto: AFP/ORLANDO SIERRA e NORBERTO DUARTE)


O governo suíço informou na manhã desta quinta-feira que dois dirigentes da Fifa foram presos em Zurique, na Suíça, suspeitos de aceitar subornos de milhões de dólares. Por volta de 6h do horário local, o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, e da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Caribe), Alfredo Hawit foram detidos.

As prisões foram feitas pela polícia local antes de uma reunião de dois dias da entidade, que iria discutir reformas na Fifa. "Os dirigentes da Fifa são suspeitos de aceitar dinheiro em troca da venda dos direitos de 'marketing' relacionados com a transmissão de campeonatos na América Latina e com partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo", afirma o ministério da Justiça suíço em comunicado.

Hotel onde ocorreram as duas operações (Foto: AFP/BEN SIMON)
Hotel onde ocorreram as duas operações (Foto: AFP/BEN SIMON)


A ação ocorreu no hotel Baur au Lac, o mesmo onde diversos executivos da Fifa (incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin) foram presos no dia 27 de maio. Curiosamente, Hawit, de 64 anos, assumiu a Concacaf após o ex-presidente da entidade, Jeffrey Webb, ter sido em preso na operação de sete meses atrás. A situação se repete com Napout, de 57 anos, que substituiu Eugenio Figueiredo, também detido no meio do ano.

Como resposta, em seu site oficial, a Fifa limitou-se a dizer que está ciente das prisões e que contribuirá com as investigações do caso, mas que não voltará se pronunciar nesta quinta.

"A Fifa está ciente das ações tomadas hoje pelo Departamento de Justiça dos EUA. A Fifa vai continuar a cooperar totalmente com as investigações norte-americanas, como permitido pelas leis suíças, assim como a investigação liderada pela Procuradoria Geral Suíça. A Fifa não fornecerá mais comentários sobre os acontecimentos", escreveu a entidade.

Segundo informações do jornal americano “New York Times”, a operação desta quinta ainda prevê a prisão de mais pessoas, dentre elas, funcionários e ex-funcionários da Fifa. O nome de Josef Blatter, ainda segundo a publicação, não está entre os possíveis alvos neste caso. As prisões ocorrem à mando da Justiça dos EUA, parceiro do governo Suíço.

Conteúdo Patrocinado