Joan Laporta, ex-presidente do Barça, disputará eleições para voltar ao cargo - Gazeta Esportiva
Joan Laporta, ex-presidente do Barça, disputará eleições para voltar ao cargo

Joan Laporta, ex-presidente do Barça, disputará eleições para voltar ao cargo

Gazeta Esportiva

Por AFP

28/11/2020 às 11:10

São Paulo, SP

O ex-presidente do Barcelona, Joan Laporta, vai disputar as eleições do Barça, marcadas para 24 de janeiro, confirmou nesta sexta-feira seu gerente de campanha, Lluis Carrasco.

"Sete pré-candidatos, um presidente. Se você quer que o Barça volte a ser o Barça, Laporta chega com a força e o aval da nossa história. Liderar a sua campanha, um privilégio. Se você quer o Barça, siga-o!", tuitou Carrasco.

Esta mensagem é a confirmação da nova tentativa de Laporta de chegar à presidência do Barça, que ocupou entre 2003 e 2010. Laporta planeja apresentar oficialmente sua candidatura na segunda-feira em uma cerimônia no Hospital Sant Pau, em Barcelona, às 10h locais (6h de Brasília), de acordo com a imprensa.

Desta forma, este advogado de profissão, defensor da independência catalã e que foi deputado no parlamento regional catalão e vereador em Barcelona, volta a focar na presidência do Barça cinco anos depois de perder em 2015.



Derrotado então por Josep Maria Bartomeu, que renunciou no final de outubro, Laporta tem a seu favor os títulos conquistados durante o seu mandato.

Em seus sete anos à frente do clube, o Barça conquistou 12 títulos, incluindo duas Ligas dos Campeões (2006 e 2009) e quatro Ligas Espanholas (2005, 2006, 2009 e 2010). Laporta é o oitavo candidato à presidência do Barcelona, após a renúncia de Bartomeu.

Ao lado do ex-presidente, também concorrem Toni Freixa, que foi diretor com Laporta, Víctor Font, Emili Rousaud e Xavi Vilajoana. Também estão na corrida Jordi Farré, promotor do voto de censura contra Bartomeu e sua diretoria, Lluís Fernández Alá e Pere Riera.

Conteúdo Patrocinado