Há 12 anos, Adriano marcava gol de mão e ajudava o São Paulo a vencer o Palmeiras - Gazeta Esportiva
Há 12 anos, Adriano marcava gol de mão e ajudava o São Paulo a vencer o Palmeiras

Há 12 anos, Adriano marcava gol de mão e ajudava o São Paulo a vencer o Palmeiras

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/04/2020 às 09:00

São Paulo, SP

Há exatamente 12 anos, no dia 13 de abril de 2008, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram no Estádio do Morumbi, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Paulista. E o Tricolor venceu a partida por 2 a 1 com dois gols de Adriano Imperador, sendo que um deles foi marcado com a mão.

Na época, a competição estadual era disputada em duas fases. Na primeira, todos jogavam contra todos em turno único, com os quatro melhores se classificando ao mata-mata, composto por semifinal e final. O Palmeiras avançou no segundo lugar, enquanto o São Paulo passou em terceiro.

Adriano Imperador abriu o placar para o São Paulo com um gol marcado com a mão direita (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Passando por problemas dentro e fora de campo, o Tricolor Paulista viu o rival entrar em campo como favorito. O clube do Morumbi vinha de derrota na Copa Libertadores, tinha desfalques importantes, como o atacante Borges, e havia suspendido o meia Carlos Alberto e o volante Fábio Santos por briga durante a concentração. Já o Verdão era o time que mais havia pontuado no Paulistão, junto ao líder Guaratinguetá, e vinha de 14 partidas sem perder.

Contudo, foi o São Paulo que abriu o placar aos 11 minutos de jogo, com uma "mãozinha" de Adriano. Jorge Wagner cruzou na área, o Imperador mergulhou para concluir e completou com a mão direita para as redes. A arbitragem não viu o lance irregular e validou o gol são-paulino.




No primeiro minuto do segundo tempo, Jorge Wagner aproveitou a falha do defensor alviverde e fez o lançamento para Adriano, que dominou, conduziu a bola, ganhou de Pierre no corpo e bateu no canto direito de Marcos para ampliar a vantagem da equipe comandada por Muricy Ramalho.

Pior na partida, o Palmeiras conseguiu descontar aos 31 minutos. Lenny recebeu na direita, deixou Jorge Wagner para trás, invadiu a área e foi derrubado por Alex Silva, conseguindo um pênalti para o time alviverde. Na cobrança, Alex Mineiro bateu bem e deu números finais ao jogo.

O gol foi importante para dar uma injeção de ânimo nos comandados de Vanderlei Luxemburgo, que no duelo de volta, no Parque Antarctica, venceram por 2 a 0 e se classificaram para a decisão. Na final, o Verdão venceu os dois jogos contra a Ponte Preta e ficou com o título estadual.

Conteúdo Patrocinado