Violência em jogo de futebol deixa ao menos 127 mortos na Indonésia - Gazeta Esportiva
Violência em jogo de futebol deixa ao menos 127 mortos na Indonésia

Violência em jogo de futebol deixa ao menos 127 mortos na Indonésia

Gazeta Esportiva

Por AFP

01/10/2022 às 22:23 • Atualizado: 01/10/2022 às 22:37

São Paulo, SP

Ao menos 127 pessoas morreram depois que torcedores enfurecidos invadiram o gramado e a polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo, após um jogo em Malang, Indonésia, na noite deste sábado, informaram as autoridades.

"No incidente, 127 pessoas morreram, inclusive dois policiais. Trinta e quatro pessoas morreram dentro do estádio e o restante no hospital", afirmou no domingo, em um comunicado, o chefe de polícia da província de Java Oriental, Nico Afinta.

Torcedores do Arema FC invadiram o gramado do estádio Kanjuruhan, na cidade de Malang (leste), depois que seu time perdeu por 3 a 2 para o Persebaya Surabaya, a primeira derrota em mais de duas décadas para seu arquirrival.



A polícia tentou persuadir os torcedores a voltar para as arquibancadas e disparou gás lacrimogêneo na direção das arquibancadas depois que dois policiais foram mortos. Muitas vítimas foram pisoteadas até a morte.

"Eles correram para a saída. Houve, então, uma aglomeração e no processo ficaram sem ar", relatou Afinta.

O governo indonésio se desculpou pelo incidente e prometeu investigar as circunstâncias da tragédia.

"Lamentamos pelo incidente (...) Trata-se de um incidente lamentável, que 'fere' nosso futebol em um momento em que os torcedores podem assistir a partidas no estádio", disse o ministro indonésio de Esportes e Juventude, Zainudin Amali, à emissora local Kompas.

"Nós avaliamos rigorosamente a organização da partida e a presença dos torcedores. Voltaremos a proibir a presença da torcida nas partidas? Isto é o que vamos discutir", acrescentou.

Conteúdo Patrocinado