Fifa propõe “debate construtivo e aberto” para mudar calendário de jogos internacionais - Gazeta Esportiva
Fifa propõe “debate construtivo e aberto” para mudar calendário de jogos internacionais

Fifa propõe “debate construtivo e aberto” para mudar calendário de jogos internacionais

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/09/2021 às 08:35 • Atualizado: 20/09/2021 às 09:07

SP, São Paulo

A Fifa entrou em contato com suas confederações associadas e outras partes interessadas (representantes dos jogadores, clubes, ligas), marcando assim o início de uma nova fase de debate em torno do calendário de jogos internacionais femininos e masculinos, que terminarão no final de 2023 e 2024, respectivamente.

No futebol, existe um amplo consenso de que o calendário de jogos internacionais deve ser reformulado e aprimorado.
Após convites para as partes interessadas, incluindo todas as confederações, no início de setembro, as discussões ocorrerão nas próximas semanas.

A Fifa vem propondo, inclusive, a realização da Copa do Mundo a cada dois anos, e não mais de quatro em quatro. A ideia possui o aval de diretores importantes da entidade e vem ganhando força de jogadores como Ronaldo, que disse publicamente apoiar a ideia.




Em 15 de setembro deste ano, a Fifa também convidou as confederações para uma primeira cúpula online no dia 30 do mesmo mês. Segundo a entidade, esta é uma das várias oportunidades para estabelecer um "debate construtivo e aberto, global e regionalmente", durante os próximos meses.

Esse processo de debate começou com jogadores e treinadores de todo o mundo. Grupos Consultivos Técnicos foram estabelecidos sob a liderança do técnico ex-Arsenal Arsène Wenger, atualmente diretor de desenvolvimento do futebol mundial da Fifa, e Jill Ellis, duas vezes campeã da Copa do Mundo Feminina como treinadora. O debate também incluirá a opinião de torcedores, segundo a entidade.

Conteúdo Patrocinado