Catania é rebaixado à Série C do Italiano após compra de resultados - Gazeta Esportiva
Catania é rebaixado à Série C do Italiano após compra de resultados

Catania é rebaixado à Série C do Italiano após compra de resultados

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/08/2015 às 16:23 • Atualizado: 20/08/2015 às 16:25

São Paulo, SP

Após julgamento por manipulação de resultados na última temporada, o Tribunal Nacional da Federação Italiana de Futebol (Figc) condenou o Catania ao rebaixamento nesta quinta-feira. Com isso, o clube disputará a Terceira Divisão da liga nacional.

Além da queda, a equipe perderá 12 pontos no campeonato da temporada 2015/2016 e terá de pagar multa de 150 mil euros (cerca de R$ 578 mil). A punição foi aplicada depois da confissão do ex-presidente do clube, Antonio Pulvirenti, sobre a compra de cinco partidas por 100 mil euros para evitar o rebaixamento em campo.

A manipulação dos resultados foi detectada por meio de interceptações telefônicas em investigação da Procuradoria de Catania e da Federação. As fraudes ocorreram em partidas realizadas entre abril e maio, contra Varese, Trapani, Latina, Ternana e Livorno.

O suborno aconteceu depois do dia 21 de março, quando o Catania foi derrotado pelo Virtus Entella por 2 a 0 e entrou na zona de rebaixamento. Assim, entre a 33ª e 37ª rodadas, a equipe foi de 32 a 47 pontos.

Pulvirente foi banido por cinco anos de participar ou entrar em eventos relacionados ao futebol italiano e ainda terá de pagar multa no valor de 300 mil euros (aproximadamente R$ 1,15 milhão).

Os clubes Teramo e Savona foram rebaixados para Série D do Campeonato Italiano também por combinação de resultados na última partida entre os times. Na ocasião, o primeiro venceu e subiu para a Terceira Divisão.

Em junho, o presidente do Catania, Antonio Pulvirenti, confessou que havia comprado os jogos (Foto: AFP)
Em junho, o então presidente do Catania, Antonio Pulvirenti, confessou que havia comprado os jogos (Foto: AFP)

Conteúdo Patrocinado