Estudo aponta prejuízos milionários para Cruzeiro e Atlético-MG em 2015 - Gazeta Esportiva
Estudo aponta prejuízos milionários para Cruzeiro e Atlético-MG em 2015

Estudo aponta prejuízos milionários para Cruzeiro e Atlético-MG em 2015

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

25/08/2015 às 18:44 • Atualizado: 25/08/2015 às 18:46

Belo Horizonte, MG

Gestões gastadoras devem render prejuízos financeiros a Cruzeiro e Atlético-MG (Foto: Juliana Flister/Light Press/Cruzeiro)
Gestões gastadoras devem render prejuízos financeiros a Cruzeiro e Atlético-MG (Foto: Juliana Flister/Light Press/Cruzeiro)


O final da temporada promete ser catastrófico para Cruzeiro e Atlético-MG, pelo menos em termos financeiros. De acordo com estudo conduzido pelo Itaú BBA, banco de investimentos do grupo Itaú, o ano dos rivais mineiros deve reservar um grande prejuízo aos clubes.

A situação mais preocupante é a do Atlético-MG. Segundo o estudo, divulgado pelo site da ESPN, o Galo terá um déficit EBITDA – diferença entre receitas e despesas antes do pagamento de impostos, juros, depreciação e amortizações – avaliado em R$ 25 milhões. Tamanho prejuízo é resultado de movimentações ousadas no mercado praticadas pelo clube mineiro.

“O Atlético-MG vem praticando movimentos ousados em termos de gestão há algum tempo, mantendo elencos que lhe permite disputar títulos nos últimos três anos. O problema é que uma hora a conta deixa de fechar, algumas vezes por questões sobre as quais o clube não consegue agir, como o fim de um contrato de publicidade ou não vender atletas no montante necessário”, diz o estudo.

O Cruzeiro também não fica longe do rival. Com um prejuízo estipulado em R$ 19 milhões, o estudo aponta que o clube celeste tem pensado mais em títulos do que em sua saúde financeira, o que pode levar o time a Série B do Campeonato Brasileiro.

“O clube está longe de apresentar uma gestão financeira moderna e que busca uma folga financeira, levando ao extremo a ideia de que clube de futebol não precisa de lucro, precisa de títulos. É verdade, mas no meio do caminho pode ter que lidar com alguma temporada na Série B, como quase aconteceu há alguns anos. É sempre um risco desnecessário”, coloca um trecho do estudo.

Vale reforçar que o prejuízo de Atlético-MG e Cruzeiro ao final da temporada pode ser ainda maior após o pagamento dos impostos.

Conteúdo Patrocinado