Repleto de mudanças, JEC recebe Avaí com sonho de deixar lanterna - Gazeta Esportiva
Repleto de mudanças, JEC recebe Avaí com sonho de deixar lanterna

Repleto de mudanças, JEC recebe Avaí com sonho de deixar lanterna

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/08/2015 às 10:12

São Paulo, SP

Um clássico entre os dois catarinenses recém-promovidos à elite marca a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. De técnico novo e sonhando em somar pontos em casa para deixar a lanterna, o Joinville recebe o Avaí na Arena em duelo marcado neste domingo, às 16h (de Brasília).

A situação do atual campeão da Série B não é nada boa. Após a derrota para o Santos domingo passado, o Tricolor afundou na degola e estacionou nos nove pontos, com apenas duas vitórias em 15 jogos. A sequência negativa fez a diretoria a tomar algumas atitudes, como a demissão do técnico Adilson Baptista e seus auxiliares. PC Gusmão assumiu o posto.

O novo treinador, vindo da Penapolense, foi apresentado na última terça-feira e teve tempo de comandar quatro atividades no CT Morro do Meio antes da estreia diante do Leão da Ilha. PC Gusmão ainda não definiu a escalação que vai usar no clássico, já que ainda está conhecendo melhor as peças disponíveis no plantel. Porém, o treinador espera que a torcida esteja presente empurrando o time rumo à reabilitação. E não se incomoda com as cobranças.

“Acho que vai ser ótimo. Só de mudar a expectativa, e se tratando de uma energia positiva, é bom. Vai ter pressão e tem que pressionar mesmo. Se para o torcedor tanto fizer o resultado, ele não acompanharia a competição. Vai torcer pelo time dele e se o time não fizer o que o quer, tem que pressionar mesmo. Mas é sem violência. A pressão de forma pacífica é bem válido”, avaliou em coletiva na última sexta-feira.

Apresentado na terça-feira, PC Gusmão fará sua estreia com a missão de tirar o JEC da lanterna do Brasileirão (foto: Divulgação)
Apresentado na terça-feira, PC Gusmão fará sua estreia com a missão de tirar o Joinville da lanterna do Brasileirão (foto: Divulgação/JEC)


Além do novo comandante, a equipe mexeu também no quadro diretor e no próprio elenco. O ex-futebolista e ídolo João Carlos Maringá assumiu a superintendência de futebol, ao passo que o atacante Edigar Júnio, artilheiro do JEC na segunda divisão em 2014, retornou como reforço. O presidente Nereu Martinelli garante que as mudanças deixaram o clima mais leve nos bastidores e deram mais confiança para o time.

Para ficar ainda mais motivado, o Joinville vai promover uma ação especial neste domingo em comemoração aos 30 anos do octacampeonato catarinense: os 11 titulares vão entrar com as camisas estampadas com os nomes dos jogadores que ergueram o troféu em dezembro de 1985 diante do rival de Florianópolis.

Inscrito no BID, Júnio participou de algumas atividades e correu em volta do gramado, mas deve ser poupado para que possa se recondicionar fisicamente. O treinador testou Kempes e Ricardo Bueno e ambos podem fazer dupla com Marion no ataque. Já o prata da casa Kadu teve ter uma oportunidade entre os volantes titulares, assim como o zagueiro Bruno Aguiar e o meia Marcelo Costa.

A ausência fica por conta de Anselmo. Suspenso pelo terceiro amarelo, o volante deve dar lugar a Kadu. O lateral Mário Sérgio segue no Departamento Médico, com dores no tornozelo direito. Suspenso, o volante Fabrício pode se ausentar por mais de um jogo, já que sentiu dores musculares e também está no DM. Por fim, o zagueiro Dráusio sentiu dores no ombro e não deve estar entre os suplentes na Arena Joinville.

Repleto de mudanças, o Joinville recebe o Avaí para se reabilitar no Brasileirão 2015 (foto: Divulgação/JEC)
Mudanças motivam o Joinville a aproveitar o mando e vencer o clássico para se reabilitar no Brasileirão (foto: Divulgação/JEC)


Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Avaí quer somar pontos para subir na tabela e se afastar da zona de rebaixamento. A equipe figura em 14º lugar, com 17 pontos conquistados.

O técnico Gilson Kleina comandou um treino tático na manhã de sexta-feira, em que orientou a movimentação ofensiva e defensiva e nas jogadas de bola parada. A equipe volta ao gramado da Ressacada na manhã de sábado para ajustar os últimos detalhes antes do embarque para Joinville.

“Atitude que vale muito para esse jogo”, avaliou Kleina sobre buscar os três pontos fora de casa. “Sabemos da mudança de comando, que vão mobilizar de outra maneira. Por mais que não estejam bem na tabela, o último jogo contra a Ponte Preta foram muito bem. Se estivermos com o foco aflorado, bem definido, nós podemos voltar com um resultado muito bom de lá.”

A equipe não deve ter mudanças em relação à formação que foi derrotada pelo Atlético-PR no último sábado. A novidade fica por conta do meia-atacante paraguaio Nestor Camacho, apresentado na sexta-feira. O jogador pode estar entre as opções para a partida de domingo. Já o meia Renan Oliveira, recém-recuperado de lesão, ganhou a confiança de Kleina e estará entre os titulares.

“É um jogo-chave Para crescermos na competição”, analisou o meia Renan Oliveira. “Sabemos que para eles também, ainda mais com a mudança de treinador, uma motivação a mais. Com certeza será um jogo complicado, mas nós preparamos bem durante a semana é uma vitória seria muito importante para subirmos na tabela”, completou.

Kleina confia em vitória fora de casa para Avaí subir na tabela e se afastar da degola (foto: Divulgação)
Kleina confia em vitória fora de casa para Avaí subir na tabela e se afastar da degola (foto: Divulgação/Avaí)


FICHA TÉCNICA
JOINVILLE x AVAÍ

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: 02 de agosto de 2015, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP/Fifa) e Helton Nunes (SC)

JOINVILLE: Agenor; Arnaldo, Bruno Aguiar, Guti e Diego; Naldo, Kadu, Marcelo Costa e William Popp; Marion e Kempes (Ricardo Bueno)
Técnico: PC Gusmão

AVAÍ: Vagner; Nino Paraíba, Jéci, Emerson e Romário; Pablo, Eduardo Neto e Renan Oliveira; Roberto, Tauã e William
Técnico: Gilson Kleina

Conteúdo Patrocinado