CBF abre edital de concorrência para utilizar VAR na Copa do Brasil - Gazeta Esportiva
CBF abre edital de concorrência para utilizar VAR na Copa do Brasil

CBF abre edital de concorrência para utilizar VAR na Copa do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/02/2018 às 12:11

São Paulo, SP

O dia de definição dos mandos de campo da terceira fase da Copa do Brasil também foi a data escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para divulgar as especificidades da utilização do árbitro de vídeo. Nesta quarta-feira, a entidade anunciou a abertura do edital de concorrência para a contratação da empresa que irá operar o VAR (árbitro de vídeo) a partir das quartas de final da competição nacional.

As empresas que manifestem interesse e viabilidade técnica para desempenhar e operar o novo artifício terão até o dia 5 de março para apresentarem suas propostas junto a CBF, que irá disponibilizar uma carta convite com todas as especificações que devem ser cumpridas.

VAR será adotado a partir das quartas de final da Copa do Brasil de 2018 (Foto: Marcos Paulo Rebelo/CBF)


A empresa contratada será responsável por disponibilizar equipamentos e serviços técnicos especializados necessários à completa adoção do VAR, inclusive os procedimentos para revisão de imagens. O protocolo do International Football Association Board (IFAB), órgão máximo da arbitragem no futebol mundial, também deve ser seguido.

Os critérios para a escolha da empresa já foram definidos pela CBF, entre eles, menor valor a ser pago, experiência e capacidade técnica e de recursos humanos das empresas em lidar com projetos audiovisuais, capacidade de investimento nos equipamentos e estrutura necessárias.

"Estamos satisfeitos porque 16 empresas já manifestaram interesse em participar da concorrência, o que permitirá uma ampla análise de propostas técnicas e financeiras do mercado. Iniciaremos agora o processo de avaliação, a fim de fazermos os testes necessários para que o projeto seja implantado com excelência, já que a CBF foi pioneira na apresentação do árbitro de vídeo", disse o diretor executivo de Gestão da CBF, Rogério Caboclo.

Prestes a ser implementado na Copa do Brasil, o VAR (árbitro de vídeo) atua na revisão de quatro situações: gol/não gol; pênalti/não pênalti; cartão vermelho direto indevido e identificação errada do jogador punido.

Conteúdo Patrocinado