Assistente das duas finais deu gol com triplo impedimento para o Santos - Gazeta Esportiva
Assistente das duas finais deu gol com triplo impedimento para o Santos

Assistente das duas finais deu gol com triplo impedimento para o Santos

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

01/12/2015 às 09:00 • Atualizado: 01/12/2015 às 12:37

São Paulo, SP

Emerson Augusto de Carvalho durante primeira final (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press
Emerson Augusto de Carvalho durante primeira final (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press


A CBF decidiu escalar na segunda partida da final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Santos os mesmos assistentes que atuaram no primeiro jogo. Emerson Augusto de Carvalho, assistente número 1, validou um gol do Santos em uma jogada com três impedimentos contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro 2012.

Na primeira final da Copa do Brasil, vencida por 1 a 0 pelo Santos na Vila Belmiro, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira teve como assistentes Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse. No segundo tempo, o juiz solicitou a própria substituição e deu lugar a Marcelo Aparecido de Souza.

O Palmeiras deixou a Vila Belmiro insatisfeito com o trabalho da arbitragem, já que, no começo do segundo tempo, com o placar em 0 a 0, houve um pênalti não marcado de David Braz sobre Lucas Barrios. Emerson Augusto de Carvalho estava perto da jogada.

Na segunda final da Copa do Brasil, Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse trabalharão ao lado de Heber Roberto Lopes. Modesto Roma Jr., presidente do Santos, elogiou o trio de arbitragem em nota publicada pelo site oficial de seu clube.

Após três impedimentos, André marca pelo Santos no Brasileiro 2012 (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Após três impedimentos, André marca pelo Santos no Brasileiro 2012 (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


“São nomes capacitados, e, sem dúvida, com condições plenas de deixar o espetáculo apenas com os jogadores. Espero uma arbitragem enérgica nos momentos mais delicados, mas com justiça”, declarou o dirigente na segunda-feira. No mesmo dia, na Academia de Futebol, Lucas Barrios reclamou do lance do primeiro jogo. "O Brasil inteiro viu que foi pênalti", disse.

Em 19 de agosto de 2012, Emerson Augusto de Carvalho falhou durante a vitória por 3 a 2 do Santos sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Após três impedimentos consecutivos, o atacante André marcou um gol irregular, não assinalado pelo assistente e validado pelo árbitro Flávio Guerra.

Na época, Emerson Augusto de Carvalho reconheceu o erro cometido no clássico entre Santos e Corinthians e passou por reciclagem. Dois anos depois, ao lado do assistente Marcelo Carvalho Van Gasse e do árbitro Sandro Meira Ricci, participou da Copa do Mundo 2014.

Arbitragem à parte, Palmeiras e Santos decidem o título da Copa do Brasil a partir das 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio Palestra Itália, com ingressos esgotados. Como ganhou o primeiro jogo por 1 a 0, o time praiano joga pelo empate.

Conteúdo Patrocinado