Antes arma do ataque, Palmeiras sofre com bola aérea em 2017 - Gazeta Esportiva
Antes arma do ataque, Palmeiras sofre com bola aérea em 2017

Antes arma do ataque, Palmeiras sofre com bola aérea em 2017

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/05/2017 às 10:30 • Atualizado: 07/05/2017 às 11:54

São Paulo, SP

Vitor Hugo e Yerry Mina foram a principal dupla de zaga do Palmeiras no Campeonato Brasileiro (Foto: Djalma Vassão/GazetaPress)


Arma do Palmeiras na conquista do Campeonato Brasileiro em 2016, a jogada aérea tem sido um problema defensivo para o Verdão nesta temporada. Nos últimos três jogos pela Copa Libertadores, a equipe comandada até o último jogo por Eduardo Baptista sofreu três tentos de boal parada e mais dois em jogadas de cruzamento na área.

Contra o Peñarol, no Estádio Palestra Itália, foram dois gols uruguaios após cobranças de falta na área no triunfo alviverde por 3 a 2. Em seguida, em nova vitória por 3 a 2 contra o Peñarol, desta vez no Uruguai, foram mais dois gols em cruzamentos na área.

Por fim, na última quarta-feira, contra o Jorge Wilstermann, o Verdão perdeu sua invencibilidade no torneio sul-americano ao ser derrotado por 3 a 2. O primeiro tento dos bolivianos veio em nova falha defensiva, desta vez de Vitor Hugo, com Morales mandando sozinho de cabeça para o gol.

O jogo, inclusive, foi a oportunidade de Vitor Hugo retomar sua vaga de titular, hoje com Edu Dracena. O experiente camisa 3 nem viajou à Cochabamba por conta de uma pancada sofrida no joelho. Após o duelo contra os bolivianos, Vitor Hugo foi muito criticado e chegou a desabafar com os seguidores.

Para esta temporada, o agora ex-técnico Eduardo Baptista mudou o sistema de marcação do Palmeiras nas jogadas de bola aérea defensivas. Antes individual, com Cuca no Campeonato Brasileiro, o Verdão agora usa a marcação mista, que mescla o método individual e por zona (onde cada atleta marca determinada parte da área. O sistema deve ser novamente utilizado com a volta do treinador.

Na campanha do título brasileiro de 2016 o Palmeiras anotou 62 gols, sendo 16 destes de cabeça (quatro de Vitor Hugo, dois de Moisés, dois de Thiago Martins, dois de Yerry Mina, um de Cleiton Xavier, um de Cristaldo, um de Dudu, um de Gabriel Jesus, um de Leandro Pereira e um de Thiago Santos).

Apesar do resultado negativo em Cochabamba, o Palmeiras está próximo da classificação à próxima fase do torneio continental. Com dez pontos somados, o Verdão é o líder do Grupo 5 e fará a última partida da fase de grupos em casa, contra o Atlético Tucumán, no estádio Palestra Itália, no próximo dia 24, às 21h45 (de Brasília). A equipe já comandada por Cuca pode até perder por um gol de diferença que garante o avanço às oitavas de final.

Conteúdo Patrocinado