China muda regulamento e beneficia jogadores estrangeiros - Gazeta Esportiva
China muda regulamento e beneficia jogadores estrangeiros

China muda regulamento e beneficia jogadores estrangeiros

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/01/2017 às 10:26 • Atualizado: 15/01/2017 às 10:31

São Paulo, SP

(FILES) This file photo taken on January 2, 2017 shows Brazilian football player Oscar (C) receiving flowers as he arrives at Shanghai airport. Brazilian midfielder Oscar landed in Shanghai on January 2, 2017 where the 25-year-old was set to smash the Asian transfer record with a reported 63 million USD deal with Shanghai SIPG. / AFP PHOTO / STR / China OUT
Oscar foi uma das contratações mais importantes do futebol chinês nesta janela de transferências (Foto: AFP)


A Federação Chinesa de Futebol promoveu neste final de semana a primeira mudança no regulamento do esporte do país desde 2009. A entidade ampliou o espaço destinado a atletas de fora do continente asiático nos elencos e alterou as normas que restringiam a participação de estrangeiros em partidas do Campeonato Chinês.

Anteriormente, os clubes tinham a permissão de contratar quatro estrangeiros e um jogador asiático cuja nacionalidade não fosse chinesa. A nova determinação autoriza as equipes a terem cinco estrangeiros oriundos de qualquer país.

A entidade também autorizou a escalação de três estrangeiros por partida, independentemente de qual for a nacionalidade dos jogadores. As regras anteriores diziam que quatro estrangeiros poderiam jogar juntos no país, mas ao menos um deveria ser de origem asiática.

As mudanças têm o intuito de ampliar a importância dos estrangeiros na popularização do esporte no país. Os chineses investiram pesado nesta janela de transferências e trouxeram novas estrelas de nível mundial para jogar a temporada de 2017, como o meia Oscar e o atacante Carlitos Tevez.

Segundo o jornal Marca, a federação procurou manter os cuidados com o desenvolvimento de jogadores chineses e estabeleceu uma regra exigindo a presença de pelo menos um atleta sub-23 nas escalações titulares. Um garoto da categoria também deverá estar presente no banco de reservas em todas as partidas.

Conteúdo Patrocinado