"Pilotos são pagos em excesso", diz consultor da RBR; Lauda discorda - Gazeta Esportiva
"Pilotos são pagos em excesso", diz consultor da RBR; Lauda discorda

"Pilotos são pagos em excesso", diz consultor da RBR; Lauda discorda

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/02/2016 às 13:06

São Paulo, SP

Helmut Marko foi piloto de F1 entre 1971 e 1972 (Foto: Lars Baron/AFP)
Helmut Marko foi piloto de F1 entre 1971 e 1972 (Foto: Lars Baron/AFP)


Uma das coisas que chama a atenção na Fórmula 1 atualmente são os altos salários que os pilotos recebem. Para Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, as cifras exorbitantes são exageradas se comparadas ao trabalho que os condutores desenvolvem. Já Niki Lauda, presidente não-executivo da Mercedes, crê que os valores sejam justos.

Marko ratifica que a segurança nos carros de F1, hoje em dia, é reforçada. Além disso, toda a tecnologia empregada nos carros facilita o trabalho de quem está por trás dos volantes, não justificando um salário tão alto.

"Basicamente, os pilotos de hoje são pagos em excesso. Duas razões: primeiro, hoje em dia há apenas um pequeno risco de um acidente grave ou uma fatalidade. Segundo, jovens talentos como Verstappen ou Wehrlein podem facilmente fazer 100 voltas sem esforço com esses carros em qualquer pista”, afirmou o consultor da RBR ao jornal alemão Bild.

Helmut não precisou voltar muito no tempo para relembrar momentos em que o piloto era mais exigido, e fez questão de exaltar a facilidade de comandar os carros.

“Anteriormente, até mesmo Vettel tinha de fazer pausas porque não estava acostumado com as forças elevadas. Isso significa que os carros são mais fáceis de guiar e os pilotos estão fazendo menos", finalizou Marko.

Contudo, há quem discorde. Niki Lauda acredita que o lucro da F1 equilibre os altos salários, bem como o desempenho dos pilotos contribua para isso.

"Os pilotos não ganham muito. Não devemos esquecer da renda que a Fórmula 1 gera a cada ano e quanto os pilotos contribuem para isso”, disse o tricampeão.

Conteúdo Patrocinado