Horner crê em adaptação rápida das equipes aos novos treinos da F1 - Gazeta Esportiva
Horner crê em adaptação rápida das equipes aos novos treinos da F1

Horner crê em adaptação rápida das equipes aos novos treinos da F1

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/02/2016 às 15:59

São Paulo, SP

Times devem mudar pouco a dinâmica de trabalho nos treinos da F1 (Foto: Jose Jordan/AFP)
Times devem mudar pouco a dinâmica de trabalho nos treinos da F1 (Foto: Jose Jordan/AFP)


O novo sistema de treinos classificatórios para as corridas da Fórmula 1 não deve ser um problema para as equipes. Pelo menos é o que acredita o chefe da Red Bull, Christian Horner, que vê poucas mudanças em relação ao formato utilizado pela categoria. A novidade só deve entrar em vigor no GP da Espanha, quinta etapa do calendário.

Os treinos da F1 continuarão divididos em três etapas, Q1, Q2 e Q3, mas os pilotos não serão eliminados apenas ao fim de cada estágio. Segundo a proposta, aprovada pelas equipes e a Federação Internacional de Automobilismo, o competidor mais lento a cada 1min30s deixará a atividade até que sobre apenas o pole position. Isso deixaria o evento mais dinâmico.

“Não é uma grande mudança em relação ao sistema atual. Só coloca uma ênfase maior em acertar nas primeiras voltas. É claro que se houver uma bandeira vermelha ou amarela obviamente vai misturar um pouco o grid. Ao mesmo tempo que adiciona um elemento de surpresa, os times vão dominar rapidamente o treino”, avaliou Horner.

O novo sistema classificatório da Fórmula 1 foi anunciado na última semana, mas só deve entrar em vigor no GP da Espanha porque a categoria de elite do automobilismo mundial ainda não conseguiu desenvolver o software de cronometragem para gerenciar os treinos.

O Mundial de 2016 da Fórmula 1 terá início com o GP da Austrália, em 20 de março. Antes da categoria chegar a Barcelona e testar o novo sistema de treinos, em 15 de maio, há também os GPs do Bahrein, em 3 de abril; da China, em 17 de abril; e da Rússia, em 1º de maio.

Conteúdo Patrocinado