Blatter diz ter conversado com quatro candidatos à presidência da Fifa - Gazeta Esportiva
Blatter diz ter conversado com quatro candidatos à presidência da Fifa

Blatter diz ter conversado com quatro candidatos à presidência da Fifa

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/02/2016 às 07:01 • Atualizado: 27/02/2016 às 12:09

São Paulo, SP

Mesmo afastado, Blatter se movimentou para conversar com maioria dos candidatos ao cargo (Foto:Reprodução/Twitter)
Mesmo afastado, Blatter se movimentou para conversar com maioria dos candidatos ao cargo (Foto:Reprodução/Twitter)


O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou em entrevista publicada nessa sexta-feira que conversou com quatro dos cinco candidatos à chefia do órgão que regula o futebol mundial. Ao jornal suíço Aargauer Zeitung, o ex-dirigente disse que só não entrou em contato com o príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein antes das eleições dessa sexta-feira. "Eu tomei vinho quente com um dos candidatos ao passar o Natal em Visp, na Suíça, declarou Blatter, confirmando posteriormente que o acompanhante era Gianni Infantino.

Infantino é ex-secretário-geral da Uefa, a confederação europeia de futebol, e está em segundo lugar nas intenções de voto. O suíço-italiano briga pela dianteira do pleito com o xeque do Bahrein e atual presidente da Confederação Asiática de Futebol, Salman bin Ebrahim al-Khalifa. Correm por fora na disputa o jordaniano Hussein, ao lado do francês Jérôme Champagne e do sul-africano Tokyo Sexwale.

Blatter, eleito no ano passado para um novo mandato à frente da Fifa, agendou a nova eleição após o FBI (polícia federal norte-americana) ter deflagrado em maio a operação que resultou na prisão de dirigentes do alto escalão da entidade por corrupção. Nos meses seguintes, Blatter teve o nome envolvido em denúncias e acabou banido por oito anos do futebol pelo Comitê de Ética da Fifa. A punição ocorreu após ser constatada uma movimentação financeira suspeita que também envolvia o ex-chefe da Uefa, Michel Platini.

Platini, que também foi banido por oito anos, ficou impedido de concorrer na eleição dessa sexta-feira. Na quarta-feira, as penas de ambos foram reduzidas para seis anos pelo Comitê de Ética. "Estou muito desapontado", declarou Blatter, ao ser questionado sobre as sanções. O ex-dirigente ainda classificou como "uma piada de mal gosto" a decisão de diminuir sua punição.

Mesmo afastado do meio futebolístico, Blatter disse ter sido procurado por associações e grupos de dirigentes que não sabiam em quem votar nas eleições. "Eu só respondi para que votassem em quem eles quisessem", afirmou. O congresso que definirá o novo presidente da Fifa já teve início na cidade suíça de Zurique, onde está localizada a sede da entidade. É um consenso entre analistas que o pleito será decidido em mais de um turno. O candidato eleito será incumbido de liderar um processo de reformas que é esperado desde as primeiras prisões de dirigentes por corrupção.

Conteúdo Patrocinado