Um brasileiro em meio ao império búlgaro em construção - Gazeta Esportiva
Pedro Nascimento
São Paulo
03/30/2019 08:00:59
 

Poucos países na Europa têm uma hegemonia tão consistente quanto o Ludogorets na Bulgária. De 2012 em diante, o time da cidade de Razgrad conquistou as últimas sete edições do campeonato nacional. O curioso, porém, é que antes do primeiro título, o clube não tinha levantado nenhuma vez a taça da liga búlgara. Desde o ano passado, o brasileiro Bruno Pivetti trabalha como assistente técnico do time europeu e vive de perto a realidade dominante da equipe no país.

Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva, o auxiliar revelou que Paulo Autuori, atual treinador do Atlético Nacional, da Colômbia, foi quem lhe fez o convite para fazer parte do corpo técnico do Ludogorets. À época, Bruno estava treinando a Ferroviária e teve de interromper o trabalho de apenas dois jogos no time de Araraquara para poder iniciar o projeto na Bulgária.

“O convite para trabalhar no Ludogorets surgiu mediante o Paulo Autuori. Nós havíamos trabalhado juntos no Athletico-PR na temporada de 2016 e no início de 2017. Tivemos êxito e uma parceria que deu muitos frutos, principalmente metodológicos e em modelos de jogo. Conseguimos produzir algumas ideias em conjunto que resultaram em um time muito competitivo e depois mantivemos contato”, relembrou Bruno. “Meu último clube foi a Ferroviária, de Araraquara, e, ao final da série D, ele me ligou, quando ainda estava no Fluminense, trabalhando como diretor esportivo. Comentou então sobre essa oportunidade de trabalho que havia surgido na Europa.”

Bruno Pivetti é assistente técnico no Ludogorets desde o ano passado (Foto: Divulgação/Ludogorets)

“Nossa primeira impressão foi de surpresa, porque o mercado europeu hoje em dia tem muitas restrições em relação aos treinadores brasileiros, inclusive pelo fato das licenças não serem equivalentes. Mas como o Autuori havia trabalhado muito tempo em Portugal, antes mesmo do título brasileiro pelo Botafogo em 1995, eles abriram a possibilidade de mercado para ele”, contou o brasileiro. “Quando ele me fez o convite, eu prontamente aceitei pelo desafio de poder trabalhar na Europa, de poder disputar as melhores competições de clubes do mundo”.

Bruno ainda disse que a experiência no corpo técnico do time búlgaro está sendo essencial para sua evolução como profissional, já que tem de aplicar todo o seu conhecimento teórico em um clube que disputa competições continentais na Europa. No Campeonato Búlgaro, o campeão disputa as qualificatórias para a Liga dos Campeões, o vice, o terceiro e o quarto jogam a Liga Europa.

“Me senti desafiado a poder dar treinos, poder implementar a minha metodologia, as minhas ideias de jogo em um cenário europeu”, afirmou o auxiliar. “Seria um desafio também fazer isso em outra língua, no caso aqui do Ludogorets até em diversas línguas. Aqui eu me comunico em português, inglês, espanhol, até um pouco de italiano, e claro que isso é importante pro desenvolvimento profissional focando no futuro. Coloquei pra mim mesmo que quero estar presente sempre no mais alto nível de futebol”. 

Plantando sementes

“O Ludogorets nasceu de uma visão de vanguarda dos donos. Eles sempre citam que fizeram um investimento inicial de 25 mil dólares no clube e hoje ele tem um valor incalculável no cenário europeu”, Bruno Pivetti

O Ludogorets foi fundado em 2001, porém por quase uma década foi um time sem expressão nacional. A grande transformação aconteceu em 2010, quando o clube foi vendido aos empresários Kiril Domuschiev e Georgi Domuschiev, que eram irmãos. Desde então, o time saiu da terceira divisão para a elite nacional, conquistando o Campeonato Búlgaro logo na primeira vez que o disputou.

“O Ludogorets nasceu de uma visão de vanguarda dos donos. Eles sempre citam que fizeram um investimento inicial de 25 mil dólares no clube e hoje ele tem um valor incalculável no cenário europeu. Os dois têm uma visão empresarial e corporativa muito interessante e creio que o seu principal mérito foi ter investido massivamente em estrutura”, exaltou o auxiliar. “Quando chegou à primeira divisão, foi campeão por sete vezes consecutivas e creio que não existe exemplo semelhante na história do futebol”.

Além da estrutura do Centro de Treinamento, o planejamento nas contratações e a integração do futebol profissional com a categoria de base foram fatores citados por Bruno como fundamentais no sucesso do Ludogorets no cenário nacional.

“O clube também aposta muito no capital humano, fazendo contratações de jogadores que estavam em cenários menos badalados, mas que aqui, com as condições estruturais de alto nível, conseguiram atingir o máximo rendimento”, analisou o brasileiro.” Tanto é que os jogadores que estão aqui recebem constantemente propostas de grandes clubes europeus. Agora, estão buscando uma metodologia unificada de treinamento para todas as categorias dentro do clube.”

O Ludogorets é sete vezes consecutivas campeão da liga búlgara (Foto: Divulgação/Ludogorets)

“Eu fui convidado para participar justamente desse projeto de implementação dessa metodologia, para criar no clube um DNA em termos de ideias de jogo. Esse projeto já saiu do papel, cada vez mais essa integração com a base está mais frequente no cotidiano do clube e em curto e médio prazo o trabalho filosófico e ideias já estará sedimentado, ampliando ainda mais a soberania do Ludogorets na Bulgária”, completou. 

Mesmo com o clube de Razgard dominando os últimos anos do futebol búlgaro com as sete conquistas consecutivas do campeonato nacional, Bruno explica que o fato do clube virar o centro das atenções no país exige que o time esteja sempre focado em ser superior aos adversários. Além disso, ele destaca a importância financeira que a disputa dos torneios europeus têm no orçamento do clube.

“Aqui nós somos absolutamente protagonistas na Liga Búlgara e é um desafio permanente manter o nível de concentração necessário para a disputa das competições europeias por serem muito exigentes do ponto de vista da intensidade”, ressaltou o assistente técnico. “Uma vez que o clube ganhou sete vezes consecutivas o campeonato nacional, todos os outros times estão correndo atrás para poder nos derrotarem, todos querem mostrar o seu serviço para o Ludogorets”.

“Não dá pra relaxar ou esmorecer em nenhum momento e isso obriga que sejamos perfeccionistas ao extremo, porque o clube não aceita nenhum resultado que não seja a vitória, a conquista do campeonato e a classificação para os torneios europeus. As finanças do clube dependem muito dessa verba advinda da Uefa, então por isso é sempre importante estarmos no primeiro lugar”, complementou.



×