Chiclete com Banana na Liberta - Gazeta Esportiva
Bruno Ceccon
São Paulo, SP
06/11/2019 09:00:39
 

O Palmeiras contou com uma colaboração inusitada rumo ao título da Copa Libertadores 1999, conquistado há 20 anos. Fã do Chiclete com Banana e protagonista de atuações de gala na primeira fase, Júnior Baiano inspirou uma visita da tradicional banda de axé ao elenco que terminaria como campeão após receber amuletos dos artistas.

Gazeta Esportiva publica matérias e documentário sobre título

Autor de cinco gols na etapa classificatória da Copa Libertadores, Júnior Baiano comemorava levantando o uniforme do Palmeiras para exibir uma camiseta do Chiclete com Banana. A peça, alusiva ao álbum “Bem-me-quer”, era verde e tinha uma grande margarida branca no centro.

Após sofrer para avançar às oitavas de final, o Palmeiras enfrentou o poderoso Vasco, algoz na final do Campeonato Brasileiro 1997 e defensor do título da Copa Libertadores. Na véspera do segundo e decisivo confronto, que seria disputado em São Januário, o Chiclete com Banana visitou a Academia de Futebol.

“Antes do encontro, nosso amigo Júnior Baiano alertou: ‘O Felipão é um cara mais sério, mas acho que vocês já ganharam ele pela energia e sorte que a camiseta está dando’. Na hora, o Felipão foi muito cortez com a gente”, lembrou o tecladista Wado Marques, 20 anos depois, em entrevista à Gazeta Esportiva.

A banda, então liderada pelo vocalista Bell Marques, foi recebida calorosamente pelos conterrâneos Júnior Baiano, Oséas e Júnior, mas também interagiu com os principais líderes do elenco, casos de César Sampaio, Zinho e Evair. Todos ganharam a camiseta verde com a margarida branca, incluindo um bem-humorado Felipão.

“O Júnior (Baiano) colocou a camisa. Isso não fazia gol nem de bunda e já fez sete, oito”, exagerou o técnico, enquanto vestia a peça. “Amanhã, vai estar por baixo. Pode ter certeza” prometeu. Bell Marques, então, vaticinou: “Olha, se ele vestir, não tem erro nenhum. Vai lá e vai detonar, meu irmão!”.

Após empatar por 1 a 1 com o Vasco no Palestra Itália, o Palmeiras era visto por muitos como azarão para o duelo em São Januário. Com a camiseta do Chiclete com Banana por baixo do uniforme da comissão técnica, Felipão viu uma das melhores atuações de seu time na Copa Libertadores, encerrada com um triunfo por 4 a 2 e a vaga nas quartas.

Assim que entrou no vestiário de São Januário, já sem o uniforme da comissão técnica por cima, Felipão apontou com os dois dedos indicadores para a grande margarida branca na camiseta da banda de axé. Em seguida, vibrando, deu um abraço apertado no chicleteiro Júnior Baiano, trajado com a mesma peça.

O zagueiro manteve o costume de vestir a camiseta da banda ao longo da vitoriosa campanha, marcada por triunfos nos pênaltis contra Corinthians e Deportivo Cali. Na final contra o time colombiano, Júnior Baiano cometeu penal no tempo normal e converteu sua cobrança na série decisiva.

“Realmente, para nós foi um prazer enorme ter participado desse momento apoteótico do Palmeiras. Muito legal, mesmo. Fizemos bons amigos e continuamos amigos deles todos. Agora, desejamos mais sorte para o Palmeiras e para nosso amigo Felipão”, disse Wado Marques, de olho no bicampeonato.