A Gazeta Esportiva, 70 anos - Gazeta Esportiva
Bruno Ceccon
São Paulo, SP
10/09/2017 20:00:38
 

O jovem Geraldinho trabalhou arduamente na manhã de 10 de outubro de 1947, data em que circulou a primeira edição diária de A Gazeta Esportiva. Os exemplares da publicação idealizada por Cásper Líbero, anunciados pelo sorridente jornaleiro no centro de São Paulo, foram vendidos rapidamente, algo que virou rotina até o século XXI.

Clique para saber detalhes da história do periódico
Ídolos reverenciam jornal A Gazeta Esportiva

“Uma coisa louca, senhor!”, disse Geraldinho, de paletó e chapéu, sobre o primeiro dia de comercialização de A Gazeta Esportiva diária. “Já vendi um montão e não tenho quase mais nenhuma. O caminhão da Gazeta não vai passar mais por aqui?”, perguntou, com a bolsa a tiracolo esvaziada. O jornaleiro, aflito, se acalmou apenas com garantia de que receberia (pela primeira vez) novos exemplares na manhã seguinte.

Vendido por Geraldinho a 40 centavos de Cruzeiro na capital paulista, o número inicial de A Gazeta Esportiva diária teve a seguinte manchete: “Lula e a liderança dos ‘artilheiros’ de 1947”, com uma ilustração do então jogador do Palmeiras. A capa trazia o nome do diretor Carlos Joel Nelli e do secretário Tomaz Mazzoni, além de um telefone de contato com apenas cinco dígitos.

Jornaleiro Geraldinho (centro) anuncia primeira edição diária de A Gazeta Esportiva (Imagem: Reprodução)

A Gazeta Esportiva nasceu em dezembro de 1928, como suplemento semanal do jornal A Gazeta. O jornalista Cásper Líbero, entusiasta dos esportes e idealizador da publicação especializada, morreu em um acidente aéreo em agosto de 1943. No primeiro número diário do veículo, o patrono foi homenageado com um texto na segunda página, assinado por “NÓS TODOS”.

“Garantimos-lhe, dr. Cásper, que faremos dessa nova edição, por honra e orgulho do esporte brasileiro e em memória do nosso saudoso chefe, um dos maiores diários especializados do mundo”, diz a coluna publicada há 70 anos, anunciando, de forma ambiciosa, o início de um “grande capítulo da história da imprensa esportiva nacional”.

Lançar uma edição diária era um sonho desde o nascimento de A Gazeta Esportiva como suplemento semanal. A ideia de colocar o plano em prática na esteira da Copa do Mundo da França 1938 foi comprometida pela Segunda Guerra Mundial. Houve ainda um projeto de finalmente executá-lo em 1943, mas a morte de Cásper Líbero adiou novamente a empreitada.

O primeiro número diário, portanto, foi saudado com euforia em 1947. “Temos agora em mãos um jornal esportivo de formato grande, moderno, trepidante como a vida de hoje. E aqui estamos, fiéis ao passado de tradição que nos legou Cásper Líbero”, diz o texto publicado na terceira página, sob o título de “Estamos a postos”, com os ideais de “completa independência e ética jornalística”.

Na época em que lançou sua primeira edição diária, A Gazeta Esportiva já se referia a si própria como “o mais completo jornal esportivo do Brasil”. A proposta de alcançar o status de uma das maiores publicações especializadas do mundo foi cumprida à risca até a 27.162ª edição. Em 19 de novembro de 2001, com a manchete “O Futuro é Hoje!”, circulou o último número impresso do mesmo jornal vendido por Geraldinho há 70 anos.

A transição para o meio digital se deu por meio do site Gazeta Esportiva, um dos pioneiros do segmento na internet, lançado em novembro de 1998. Com reportagens especiais laureadas nos prêmios Aceesp (2012 e 2015) e Petrobras (2013), o portal foi revitalizado em 2015, sem deixar de lado os ideais anunciados na primeira edição impressa diária, hoje disponível para consulta no acervo da Fundação Cásper Líbero.



×